Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir


Telefones: (71) 3634-6194/ 6197/ 6060 - (71) 99965-4537 * E-mails: cpl@construtorapereiralima.com.br - construtoraplima@terra.com.br * Site: https://construtorapereiralima.com.br/

Segunda Semana- Orient CinePlace Boulevard

Segunda Semana- Orient CinePlace Boulevard
15h45 - 18h20 - 21 (Dublado)

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Marcante noite cultural e memorial

Fundação Senhor dos Passos realiza abertura das atividades de 2026 com o Cinema no Casarão oferecendo quatro momentos especiais.



Mais uma marcante noite cultural e memorial promovida pela Fundação Senhor dos Passos, através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie R. Poppino, nesta sexta-feira, 20 de fevereiro. 
Foram iniciadas as atividades deste ano com programação quadrupla. em quatro estilos, no Casarão Fróes da Motta.
Tudo  começou com o lançamento do "Feira Lê Sua História", que segundo o historiador e fotógrafo Angelo Pinto, membro da Fundação e criador do projeto, constitui-se uma iniciativa de relevante valor cultural, educativo e social para Feira de Santana.
O projeto disponibiliza, por meio de expositores distribuídos em pontos estratégicos da cidade, como bancas de jornais, obras publicadas pela própria instituição, promovendo a democratização do acesso ao conhecimento histórico local.
"A iniciativa fortalece o sentimento de pertencimento e identidade coletiva. Conhecer a trajetória da cidade - seus personagens, seus marcos históricos, suas transformações urbanas, sociais, políticas e culturais - contribui para a valorização do patrimônio material e imaterial, incentivando sua preservação", disse Angelo. 
Assim, o projeto "Feira Lê Sua História" justifica-se como uma ação estratégica de promoção cultural, educação patrimonial e difusão do conhecimento, contribuindo para que a história de Feira de Santana seja conhecida, valorizada e preservada por sua própria comunidade. 
"Trata-se de um investimento na memória coletiva e na construção de uma cidadania mais consciente de suas raízes e de seu papel na continuidade dessa história", disse mais. Ele ainda ressaltou que, ao levar essas obras para espaços de convivência cotidiana, o projeto rompe barreiras que tradicionalmente afastam parte da comunidade do acesso ao livro e à pesquisa histórica. 
"Grandes Pintores Feirenses" 
O lançamento do vídeo documentário do projeto "Grandes Pintores Feirenses" foi outro destaque da programação. O álbum e revista lançados em novembro de 2007 em homenagem a sete artistas, 18 anos depois ganham uma releitura através de um videodocumentário. Como no lançamento anterior, um compromisso entre duas instituições: a Fundação Senhor dos Passos e a Fundação Carlo Barbosa, que preservam valores culturais de Feira de Santana. Os artistas contemplados são Carlo Barbosa, César Romero, Leonice Barbosa, Marcus Moraes e Pedro Roberto, in memoriam, mais Gil Mário e Juraci Dórea.
O professor Carlos Brito apresentou a história da criação do vídeo, que contou com a importante participação de Luci Barbosa, in memoriam, da Fundação Carlo Barbosa. Na oportunidade ele ofereceu um exemplar do vídeo a Luciana Barbosa, filha de Luci, como gesto de gratidão pelo valoroso trabalho que realizou na preservação dos valores culturais da cidade. 
Documentários
O público ainda assistiu "Princesa do Sertão", um documentário da série "Fragmentos da História de Feira de Santana", uma retrospectiva do inicio dos anos 60, com a evolução do comercio, da indústria, da educação, da infraestrutura e vários outros aspectos da economia e da política. 
A programação foi encerrada com a reapresentação do documentário "100 Anos: Casarão Froes da Motta", de autoria de Rey Bacelar e Edson Borges, quando grande parte do público voltou a assistir, com entusiasmo, a história de um patrimônio que representa não só a memória de uma família tradicional, mas também a própria formação politica e urbana da cidade. Um trabalho belíssimo, com utilização da inteligência artificial para dar movimento a fotos do século passado, encantando a todos os presentes. 
O documentário conduz a um tempo em que Feira de Santana vivia sua fase inicial de uma cidade onde o comércio do fumo era a atividade principal, sendo este o motivo que levou o Coronel Agostinho Fróes da Motta a visitar a Alemanha e de lá trazer a ideia de construir o casarão. Vale ressaltar que o Casarão Fróes da Motta foi palco de grandes decisões políticas de Feira de Santana, em reuniões que aconteciam sob a condução do Coronel Agostinho Fróes da Motta e posteriormente por seu filho Eduardo Fróes da Motta.
Presenças
Presenças do presidente da instituição Péricles Marques com Amália, vice-presidente Marilene Carneiro Barreto com Cícero, professor Carlos Brito com Vera Brito, José Raimundo de Azevêdo e Sarah Pires, Luciana Barbosa e Marco Antonio Vosgnach, Dimas Oliveira e Doralice Oliveira, Jolival Soares e Suzete Martins, Pititiu Miranda e Ivany Cerqueira, Antonyony Santana e Thaís Rabelo, acadêmicos João Batista de Cerqueira, Emanoel Freitas e Josman Lima, historiador Dazio Brasileiro, videomaker Rey Bacellar, fotógrafos Angelo Pinto e Arivaldo Públio, jornalista Everaldo Góes, influencer Claudio Sena, poetisa Cintia Portugal, Claudio Júnior, entre outros.
Fotos de Angelo Pinto
Texto de Marilene Barreto com acréscimos de Dimas Oliveira

Nenhum comentário: