Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir



domingo, 31 de agosto de 2025

"Lucas da Feira" no Casarão Fróes da Motta

Na sexta-feira, 5 de setembro, às 19h30


O filme feirense "Lucas da Feira", com roteiro e direção de Aderaldo Miranda e Joel Auves, será exibido na sexta-feira, 5 de setembro, às 19h30, no Casarão Fróes da Motta. O lançamento ocorreu em 2 de março,
 na Escola Cívico Militar Quinze de Novembro, no distrito de Jaíba.

"Herói ou vilão? Criminoso comum ou herói abolicionista? Venha ver como ele é apresentado no cinema", é o convite de Aderaldo Miranda.

Na trama, durante o auge da escravidão no Brasil colonial, Lucas da Feira (1807-1849) filho de negros escravizados, é instruído por padre e não aceita a escravidão. Ele enfrenta o preconceito e a discriminação racial da sociedade. Com determinação e inteligência promove uma ruptura do modelo escravagista da época. Consciente das injustiças ao seu redor, decide lutar contra o sistema opressivo. Lucas foje e se transforma numa lenda, para a maioria, um bandido cruel e sanguinário, para muitos, um herói do povo negro que lutou até a morte por liberdade. 

Para o argumento, pesquisa no livro "O Demônio Negro", de Sabino de Campos, 1957, e coluna "Vida Feirense", escrita por Arnold Silva, entre 1937 e 1952, no jornal "Folha do Norte".

No elenco: Tony Maravilha, Flaviano Oliveira, Joselito Conceição, Camila Gama, Aline Bastos, Sandra Lopes e Meire Vinhas. O filme tem duração de 72 minutos e não é recomendado para menores de 16 anos.


sábado, 30 de agosto de 2025

Botafogo mantém quinta posição com goleada


O Botafogo acaba de golear por 4 a 1 o Bragantino, em casa, em seu terceiro jogo no segundo turno. Com o resultado o Alvinegro mantém a quinta colocação do Campeonato Brasileiro da Série A. 

Academia Feirense de Letras representada no II Encontro das Academias de Letras da Bahia




1. Verônica Moreira Reis, da Academia Feirense de Letras, com Sandro Magalhães, presidente da Fundação Pedro Calmon

2 e 3. Imagens da abertura do II Encontro  das Academias de Letras da Bahia 

O II Encontro das Academias de Letras da Bahia está sendo realizado em Ilhéus. A abertura ocorreu na sexta-feira, 29, no Teatro local.  O evento reúne representantes de 38 Academias de Letras do estado, com o objetivo de compartilhar experiências, divulgar obras e debater o fomento à leitura e à literatura. Sandro Magalhães, diretor da Fundação Pedro Calmon esteve presente na abertura.
A iniciativa também discute a contribuição dos autores baianos para a cultura do estado e a criação de Clubes de Leitura. Conta com rodas de conversa, palestras, exposições culturais e apresentações. O encontro também é aberto a professores e escritores independentes.
A Academia Feirense de Letras (AFL) está representada no encontro pela confreira Verônica Moreira Reis. A AFL será a anfitriã do III Encontro das Academias de Letras da Bahia, em 2026, ano no qual o sodalício mater das letras feirense completa 50 anos de fundação.
Também conhecido como Colóquio das Academias de Letras da Bahia, o evento é organizado pela Academia de Letras da Bahia (ABL) e pela Academia de Letras de Ilhéus, assim como a Rede de Integração Cooperativa das Academias de Letras da Bahia.

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Visão de dois filmes na quarta edição do Cinema no Casarão

Apresentação do fotógrafo e professor Ângelo Pinto



Através de parceria com a Cinemateca Brasileira, o Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie E. Poppino e a Fundação Senhor dos Passos continuam desenvolvendo o projeto Cinema no Casarão com entrada franca.
Na noite desta sexta-feira, 29, um seleto público assistiu a dois filmes no Casarão Froes da Motta: "Norte e Nordeste: Vistas Variadas", do cineasta Alfredo dos Anjos, 1926-1935, contendo recortes de filmagens feitas em diversas cidades brasileiras, inclusive em Feira de Santana, e "Os Pioneiros", do cineasta Oscar Santana ,1968, com imagens e  relatos de vários  acontecimentos em Feira de Santana, a trajetória do seu progresso.
Registros como  a chegada da água do Paraguassu e da energia elétrica de Paulo Afonso, inaugurações de diversos empreendimentos, cenas dos clubes da cidade, das escolas, das avenidas sendo abertas, do campo de aviação (onde hoje é o George Américo) etc. Um verdadeiro voltar no tempo, onde foi possível  apreciar o desenvolvimento desta cidade, tudo sendo apresentado com detalhes pelo palestrante  José Angelo Leite Pinto, fotógrafo e professor.
"Foi uma noite rica, com as presenças de membros da Academia Feirense de Letras, da Academia de Educação, do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, professores da Universidade Estadual de Feira de Santana, diretor do Museu Parque do Saber, além de estudantes e público em geral. Uma noite cheia de emoção e de conhecimento da história de Feira de Santana", declarou Péricles Mercês, presidente da Fundação Senhor dos Passos

Blog Demais com mais de 52 mil visualizações nesta sexta-feira


Nas estatísticas do Blogger, o Blog Demais alcançou nesta sexta-feira, 29, a marca de mais de 52 mil visualizações - exatamente 52.115. 
Nenhum outro blog de Feira de Santana divulga seus números.

As postagens https://oliveiradimas.blogspot.com/2025/08/vida-e-obra-de-olney-sao-paulo-descrita.html e https://oliveiradimas.blogspot.com/2025/08/semana-do-cinema-no-orient-cineplace_28.html foram as mais concorridas nesta data.

Ajude a manter este Blog Demais. Pix: (75) 99128-7514. Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Academia de Educação volta a discutir o autismo





Na quinta-feira, 28, aconteceu o I Seminário Sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com uma participação de mais de 300 pessoas. O Seminário foi promovido pela Academia de Educação de Feira de Santana com o apoio da Secretaria de Educação e do jornal "Tribuna Feirense", sendo  realizado no auditório daquela Secretaria.
A ideia do Seminário surgiu após uma palestra proferida pelo advogado Gil Fernandes na Academia de Educação o ano passado, no Casarão dos Olhos d’Água, gerando muito interesse por parte dos membros da Academia.
Na parte da manhã, três profissionais fizeram abordagens sobre o tema, com diferentes olhares, de acordo com suas especialidades. A psicopedagoga Isabel Cristina de Araujo Almeida falou sobre "O diagnóstico, recursos disponíveis e a intervenção clínica e educacional"; o psiquiatra Adriano da Silva Oliveira apresentou "Questionamentos do autismo hoje”"e Gil Fernandes, além de abordar as "Questões sociais e jurídicas" apresentou um emocionante relato sobre a descoberta do autismo no seu filho e a sua trajetória profissional a partir dessa descoberta. Após as exposições aconteceu um debae com a intervenção dos presentes.
À tarde, a diretora do Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva, professora Izabella Carvalho, fez uma detalhada apresentação do equipamento, como funciona, a forma de atendimento, os espaços da infraestrutura, todos eles com sua especificidade no atendimento das crianças com deficiência, alunos da rede municipal.
Em seguida a Psicopedagoga Talyta Meirelles, que atua nesse Centro Inclusivo, fez uma abordagem sobre o "Autismo na escola: possibilidades reais em contextos desafiadores",  voltando seu olhar para os desafios da inclusão, afirmando que a centralidade da inclusão é a criança e o ponto chave, independente da deficiência é presumir competência.
Também aconteceram depoimentos de cinco mães atípicas, que relataram suas experiências, os desafios enfrentados, dizendo que cuidar de um filho autista é atuar como mãe, como psicóloga, como educadora, tudo ao mesmo tempo, com  o único objetivo: ver o filho crescer, se desenvolver e ser feliz.
Durante o dia, o jovem Yago, autista e artista, pintou uma tela que ao final foi sorteada com as mães que deram testemunho, sendo uma delas contemplada.
O presidente da Academia de Educação, professor José Raimundo de Azevêdo, ao concluir as atividades, externou a sua alegria em ter sido possível realizar o evento com expressiva participação, esperando que "os resultados possam ser visualisados através de práticas e ações que resultem na ampliação do atendimento especializado e eficaz ao autismo".
Enviado pela Academia de Educação de Feira de Santana

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Vida e Obra de Olney São Paulo descrita no Instituto Histório e Geográfico

Jornalista e memorialista Dimas Oliveira partilha memória do cineasta






Fotos: Rita de Cássia Trabuco

"Uma história riquíssima, desconhecida pelos munícipes. Viva o Instituto Histórico e Geografico de Feira de Santana!", assim a professora Railda Neves considerou a palestra "Vida e Obra de Olney São Paulo", do jornalista e memorialista Dimas Oliveira, na tarde desta quinta-feira, 28. 

A ação foi promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, na Casa de Cultura Casarão dos Olhos d'Água. Para a também professora e integrante do IHGFS, Rita de Cássia Trabuco, foi "uma partilha de inúmeros conhecimentos".

A mesa dos trabalhos da sétima reunião deste ano do Instituto foi formada pela presidente Liacélia Pires Leal e pela diretora de Publicações Lélia Vitor Fernandes de Oliveira, que apresentou o perfil do palestrante, mais o tenente coronel Cristiano Guedes, comandante do 35 Batalhão de Infantaria.

Antes da palestra, Dimas agradeceu pelas publicações de artigos de sua lavra em edições da revista do Instituto, uma deles com a biografia "Olney São Paulo - Um Artista do Mundo".

Mais uma vez considerou que Olney São Paulo é "a personalidade mais reverenciada e referenciada em Feira de Santana, depois da heroína Maria Quitéria".

Durante quase uma hora, ele fez um passeio sobre o "sertanejo-urbano, jacuipense, feirense, baiano, carioca e brasileiro, um artista do mundo". 

Falou do contato pessoal que tinha com Olney, entre 1970 e 1978, durante cerca de oito anos, quando o cineasta vinha do Rio de Janeiro para Feira de Santana, sempre dando conta de suas realizações e andanças, até internacionais.

Recordou que depois da morte de Olney, como jornalista e animador cultural , sempre participou ativamente da promoção de mostras de filmes em memória do cineasta, registros para sua permanência na memória de Feira de Santana.

O palestrante lembrou também das várias homenagens feitas a Olney em Feira de Santana, sendo as mais significativas a existência de uma extensa rua com seu nome, que vai do Anel de Contorno até o distrito de Humildes e a denominação da praça de alimentação do Boulevard Shopping.

Com a presidente Liacélia Pires Leal fazendo a leitura de datas do Calendário Cívico, Patriótico e Social, sugeriu a inclusão do dia 7 de agosto - data de nascimento de Olney -, data que marca o Dia Nacional do Documentário Brasileiro.

No final, agradecimentos da presidente ao palestrante e entregas de Certificado de Particiação e Medalha de 20 Anos da instituição. Enquanto isso, o palestrante fez a doação ao IHGFS de seus livros físicos, "cinema demais" (2014) e "O Processo de Cassação da Rádio Cultura" (2018).

O tenente coronel Cristiano Guedes, o jornalista Evandro Matos mais médico e escritor João Batista de Cerqueira fizeram comentários sobre a palestra de Dimas Oliveira, sendo que este último aproveitou para convidar para falar sobre Olney em reunião da Academia Feirense de Letras.

Presenças

Na plateia, uma pleiade de pessoas ilustres, homens e mulheres que se interessam e lutam pela memória desta cidade, a exemplo do médico e escritor João Batista de Cerqueira, presidente da Academia Feirense de Letras; Adalgimário Brito; mais Dázio Brasileiro Filho, Neuza Brito Carneiro, com Albérico Moreira, Ana Maria de Souza Nascimento, Francisco Otávio  Lima Ferreira, Maria de Fátima Moraes Casaes, Marinalva Costa Albuquerque, Railda Neves e Rita de Cássia Trabuco, dirigentes e associados do  IHGFS, entre outros.

O jornalista Evandro Matos e familiares vieram de Riachão do Jacuípe, terra natal de Olney. Também presente, o escritor Betinho de Saubara, que veio dessa cidade do Recôncavo.


Agência baiana é premiada pelo terceiro ano seguido no Top Mega Brasil

Comunicativa é reconhecida como Agência do Nordeste no principal prêmio de comunicação corporativa do Brasil 


Moisés Brito, sócio-diretor da Comunicativa, representou a agência tricampeã em São Paulo

Crédito: Divulgação/Top Mega Brasil

A Comunicativa, agência de comunicação corporativa com quase três décadas de atuação, conquistou pelo terceiro ano consecutivo o título de Agência do Nordeste no Prêmio TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa 2025, que destaca os profissionais e empresas mais lembrados do setor em todo o país. 

A cerimônia aconteceu na noite da quarta-feira, 27, no Unibes Cultural, em São Paulo, e reuniu representantes de grandes nomes da comunicação. A Comunicativa foi representada pelo sócio-diretor Moisés Brito, que recebeu o reconhecimento em nome da equipe. 

A noite também marcou mais uma conquista de Daniela Franco, gerente de Comunicação do Salvador Bahia Airport e cliente da Comunicativa, eleita pela quinta vez consecutiva como a Executiva de Comunicação Corporativa do Nordeste.  

Neste ano, cinco agências chegaram à final da região: Comunicativa (BA), Darana RP (BA), Lume Comunicação (BA), Texto & Cia (BA) e AD2M Comunicação (CE). Com presença consolidada em todo o estado da Bahia - com destaque para cidades como Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Jacobina -, a Comunicativa também atua nos estados de Sergipe, Alagoas e Minas Gerais, somando mais de 40 clientes ativos em seu portfólio. 

"Ser lembrado pelo terceiro ano consecutivo é uma alegria enorme para toda a equipe. O que mais nos emociona é perceber o engajamento de tantas pessoas que dedicam seu tempo para acreditar e confiar no nosso trabalho. Esse voto de confiança é o que nos inspira a seguir inovando e fazendo comunicação que transforma", afirma Moisés Brito, sócio-diretor da Comunicativa.

Enviado por Comunicativa Associados

Hoje tem palestra "Vida e Obra de Olney São Paulo" no Instituto Histórico e Geográfico


O Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana (IHGFS) convidando para a palestra "Vida e Obra de Olney São Paulo", a ser realizada na tarde desta quinta-feira, 28 de agosto, a partir das 14h30.
O jornalista e memorialista Dimas Oliveira é quem vai falar sobre a personalidade que ele considera mais reverenciada e referenciada em Feira de Santana, depois da heroína Maria Quitéria. Após sua morte, Olney São Paulo permanece na memória da cidade, com significativas homenagens frequentes.
O palestrante atende a convite da presidente da instituição, Liacélia Pires Leal, e promete um recorte sobre o sertanejo-urbano, jacuipense, feirense, baiano, carioca e brasileiro, "um artista do mundo". 
Neste mês de agosto, no dia 7, a data de nascimento de Olney, que se estivesse vivo teria completado 89 anos. A data marca o Dia Nacional do Documentário Brasileiro. 

Beethoven, Mendelssohn, Berlioz e Gounod no Ano Goethe 2025


A Associação Goethe da Bahia está convidando para participação do Ano Goethe 2025, que começará em sua primeira etapa com o concerto em parceria com a Associação Neojiba. Na sexta-feira, 5 de setembro, às 19 horas, e no sábado, 6, às 17 horas, no Parque do Queimado, Liberdade, sede do Neojiba, em Salvador, com entrada franqueada ao público. 
No programa, Beethoven - Aberturas Egmont e Prometeu; Mendelssohn - Abertura Meerresstille und glückliche Fahrt; Berlioz - Marcha Húngara (de "A Danação de Fausto"); Gounod - Fausto (Abertura da ópera); Composições de maestros do Neojiba, com regência do maestro Eduardo Torres.  
Em novembro, como informa o presidente da Associação, acontecerá a segunda etapa com palestra, leitura dramática e mostra de filmes, em data a ser previamente anunciada. 

Semana do Cinema no Orient CinePlace Boulevard

Desta quinta-feira, 28, a 3 de setembro

Por Dimas Oliveira e Milena Batista


A Orient Cinemas 
 anunciando que integra a Semana do Cinema, iniciativa dos exibidores de filmes em todo o país. Durante o período de quinta-feira, 28 de agosto, a quarta-feira, 3 de setembro, pode-se adquirir ingressos promocionais por R$ 10,00 para o Orient CinePlace Boulevard, em Feira de Santana, e qualquer outro cinema da rede. 

"Prepare-se para uma semana especial! Durante esse período, os ingressos são válido para todas as sessões, em todos os horários, incluindo finais de semana", anuncia Jaqueline Leão, do Marketing da Orient.

Diz ainda que "a programação será variada, com longas nacionais e internacionais que prometem agradar a todos os públicos". E tem mais: "aproveite o combo especial com pipoca super mais 2 refrigerantes em lata por apenas R$ 30,00".

Filmes em Exibição no Orient CinePlace Boulevard

LANÇAMENTOS NACIONAIS
OS ROSES: ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE 
(The Roses), de Jay Roach, 2025. Com Olivia Colman, Benedict Cumberbatch e Kate McKinnon. Comédia.
 O ciúme de um casal aparentemente perfeito irrompe quando a carreira profissional do marido implode revelando rachaduras na fachada de sua vida familiar. Duração: 98 minutos. Não recomendado para menores de 14 anos. Horários: 13 horas, 17h05, 19h05 e 21h05.
LADRÕES
 (Caught Stealing), de Darren Aronofsky, 2025. Com Austin Butler, Zoë Kravitz, Regina King e Griggin Dunne. Com´pedia dramática.
 O ex-jogador de beisebol Hank Thompson se envolve em uma perigosa luta pela sobrevivência em meio ao submundo do crime da Nova Yok dos anos 90, forçado a andar com algo que nunca imaginou. Cópia dublada. Não recomendado para menores de 16 anos. Horários: 14 horas, 18h45 e 21 horas.
RELANÇAMENTO NACIONAL
INTERESTELAR 
(Interestellar), de Christopher Nolan, 2014. Com Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Ellen Burstyn, Mackenzie Foy, John Lithgow e Michael Caine. Drama e ficção científica. Na trama, uma equipe de exploradores viaja através de um buraco de minhoca no espaço, na tentativa de garantir a sobrevivência da humanidade. Cópia dublas. Não recomandado para menores de 10 anos. Horário: sessão única às 21 horas.
CONTINUAÇÕES
CORRA QUE A POLÍCIA VEM AÍ!
 (The Naked Gun), de Akiva Schaffer, 2025. Com Liam Neeson, Pamela Anderson, Paul Walter Hauser, Danny Huston e CCH Pounder. Ação e comédia. Somente um homem, Frank Drebin Jr., que segue os passos do pai, possui o conjunto específico de habilidade para liderar o esquadrão policial e salvar o mundo, com muitas trapalhadas no caminho. Terceira semana. Cópia dublada. Duração: minutos. Não recomendado para menores de 14 anos. Horário: 20h40.
OS CARAS MALVADOS 2
 (The Bad Guys 2), de Pierre Perifel e JP Sans, 2025. Animação. 
Os Caras Malvados lutam para encontrar confiança e aceitação para sua recente condição de bons moços, quando são forçados, por um esquadrão de mulheres criminosas, a abandonar a aposentadoria para fazer um último trabalho. Quarta semana. Cópia dublada. Duração: 105 minutos. Classificação: Livre. Horário: 15 horas.
A HORA DO MAL
 (Weapons), de Zach Cregger, 2025. Com Julia Garner, Josh Brolin e Alden Ehrenreich. Horror. 
Quando todas as crianças da mesma turma, exceto uma, desaparecem misteriosamente na mesma noite e exatamente no mesmo horário, a comunidade de uma pequena cidade fica se perguntando quem ou o que está por trás do desaparecimento. Quinta semana. Cópia dublada. Duração: 128 minutos. Não recomendado para menores de 18 anos. Horário: 15h10.
QUARTETO FANTÁSTICO: PRIMEIROS PASSOS (The Fantastic Four: First Steps), de Matt Shakman, 2025. Com Pedro Pascal, Vanessa Kirby, Joseph Quinn, Ralph Ineson e Julia Garner. Ação e aventura. Forçados a equilibrar seus papéis como heróis e a força de laços familiares, Reed Richards, Sue Storm, Johnny Storm e Ben Grimm, o Quarteto Fantástico, devem defender a Terra de um deus espacial voraz chamado Galactus, com plano de dominar o mundo inteiro, e sua enigmática arauta, Shalla-Bal, a Surfista Prateada. Sexta semana. Cópia dublada. Duração de 115 minutos. Não recomendado para menores de 12 anos. Horários: 15h50 e 18h15. 
SUPERMAN
 
(Superman), de James Gunn, 2025. Com 
David Corenswet, Rachel Brosnahan e Nicholas Hoult. Ação e aventura. Trata-se de primeira parte de reboot (reinício) de série da DC Comics. Superman precisa conciliar sua herança alienígena kryptoniana com sua criação humana como repórter Clark Kent. Como a personificação da verdade, da justiça e do modo de ser humano, ele logo se vê em um mundo que considera tudo isso antiquado. Sétima semana. Cópia dublada. Duração: 122 minutos. Não recomendado para menores de 12 anos. Horário: 16h15.
SMURFS
 (Smurfs), de Chris Miller, 2025. Animação. Quando o Papai Smurf é misteriosamente levado pelos bruxos malignos Razamel e Gargamel, Smurfette lidera os Smurfs em uma missão no mundo real para salvá-lo. Oitava semana. Cópia dublada. Duração: 92 minutos. Classificação: Livre. Horário: 13h10.
COMO TREINAR O SEU DRAGÃO (How To Train Your Dragon), de Dean DeBois, 2025. Com Mason Thames, Gerard Butler e Nico Parker. Ação, aventura e fantasia. Na trama, quando uma ameaça coloca em perigo tanto vikings quanto dragões na ilha de Berk, a amizade entre Soluço, um jovem viking inventivo, e o dragão Banguela, se torna a chave para ambas as espécies construírem um novo futuro juntas. Décima segunda semana. Cópia dublada. Duração: 125 minutos. Não recomendado para menores de 10 anos. Horário: 13h20.
Programação - sujeita a alteração - até quarta-feira, 3 de setembro. 

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Botafogo empata


O Botafogo acaba de empatar em 1 a 1 com o Vasco da Gama
, fora de casa, jogo de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil 2025. Com o resultado, o Alvinegro precisa ganhar em casa para obter classificação para as semi finais da competição.

Pré-venda para relançamento de "Toy Story - 30 Anos"

Relançamento de quinta-feira, 11, a quarta-feira, 17 de setembro, no Orient CinePlace Boulevard


A Orient Cinemas anunciando a pré-venda da animação "Toy Story - 30 Anos" (Toy Story), de John Lasseter, 1995
A semana de relançamento do sucesso da Disney  será de quinta-feira, 11, a quarta-feira, 17 de setembro, com sessões às 13 horas, 14h50, 16h40 e 18h30, no Orient CinePlace Boulevard . Tem duração de 81 minutos. Classificação: livre.
Na tramaBuzz Lightyear é o novo e sofisticado astronauta de brinquedo do garoto Andy. O que Buzz não imaginava é que a crise de ciúmes de Woody, que até então era o brinquedo preferido do menino, os colocaria em uma grande confusão. Longe do quarto, os dois vão ter de se unir para escapar do perigo.

Zadir Marques Porto lança Volume II de "Meus Artigos no Noite e Dia"


O Volume II de "Meus Artigos no Noite e Dia" é "a sequência do anterior. No primeiro volume fomos mais abrangentes territorialmente e, embora com alguma referência à regionalidade, tratamos majoritariamente de assuntos, ou temas, nacionais e internacionais" conta o jornalista Zadir Marques Porto. 
- Mas a proposta não difere: são artigos de pouca extensão, para facilitar a leitura, diante da exiguidade de tempo que aflige a todos no dia-a-dia, com abordagem simples e clara na linha jornalística. O intuito, como no anterior é propiciar aos que gostam de ler, um entretenimento agradável, sem deixá-los envoltos em preocupações ou dúvidas - diz mais o escritor. 
Para ele, "o importante é saber que mais uma vez contaremos com a atenção de amigos, aos quais agradecemos e desejamos bons momentos com esse conteúdo".

Ebook para baixar (download): www.dropbox.com/scl/fi/onnc32f40bt8cmx9s6q6f/MEUS-ARTIGOS-NO-NOITE-E-DIA-VOL-2-Zadir-Marques-Porto

Animação "Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba - Castelo Infinito" tem pré-venda

Lançamento de quinta-feira, 11, a quarta-feira, 17 de setembro, no Orient CinePlace Boulevard


A Orient Cinemas anunciando a pré-venda da animação "Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba - Castelo Infinito" (Gekijô-ban Kimetsu No Yaiba Mugen Jô-hen), de Haruo Sotozaki e Hikaro Kondô, 2025.

A semana de lançamento do anime japonês para adultos  será de quinta-feira, 11, a quarta-feira, 17 de setembro, com sessões às 14h20, 17h25 e 20h30, no Orient CinePlace Boulevard . Tem duração de 155 minutos. Não é recomandado para menores de 16 anos.

Na trama, o Corpo de Caçadores de Demônios mergulha no Castelo Infinito, onde Tanjiro, Nezuko e Hashira enfrentam terríveis demônios de nível superior em uma luta desesperada enquanto a batalha final para derrotar Musan Kibutsuji começa.

Projeto Cinema no Casarão em quarta edição

Exibição de "Norte e Nordeste: Vistas Variadas - 1926-1938" e "Os Pioneiros", com apresentação do fotógrafo e professor Ângelo Pinto


Sequência do Projeto Cinema no Casarão, criado e promovido pela Fundação Senhor dos Passos e o Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie Poppino, ocorre na noite desta sexta-feira, 29, às 19h30, no Casarão Fróes da Motta. Conta com a parceria da Cinemateca Brasileira.

Nesta quarta edição, a exibição dos documentários "Norte e Nordeste: Vistas Variadas - 1926-1938", de Afrânio dos Santos, e "Os Pioneiros", de Oscar Santana. 1968, com apresentação do fotógrafo e professor Ângelo Pinto, idealizador do projeto junto com Carlos Brito. evento é gratuito e aberto ao público em geral

Outras edições

Em 1 de agosto, exibição dos filmes "Um Crime na Rua", 1955, e "Como Nasce uma Cidade", 1973, ambos de Olney São Paulo. Contou com a palestra "Quem foi Olney São Paulo", pelo jornalista e memorialista Dimas Oliveira sobre o cineasta.

Em 6 de junho, exibição do documentário "150 Anos de História da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana", 2009, com palestra do médico João Batista Cerqueira, autor do documentário. 

Em 25 de abril, exibição do documentário "O Profeta de Feira de Santana", de Olney São Paulo, 1971, que apresenta a carreira do pintor Raimundo de Oliveira (1930-1966). A apresentação foi do professor Carlos Brito.

O presidente da Fundação Senhor dos Passos, Péricles Marques, tem externado sempre a sua alegria em ver concretizado um projeto que estava há algum tempo sendo idealizado por Carlos Brito e Ângelo Pinto
Por seu lado, Carlos Brito comenta sobre "a importância de se socializar esses registros cinematográficos a fim de que possam  servir às futuras gerações". Ele refletiu também sobre "não deixar a nossa história se perder, como também não permitir que ela seja modificada, como se tem observado".
O projeto Cinema no Casarão acontece mensalmente, sempre com apresentações de documentários sobre a história de Feira de Santana. 

"NoiteDia", Página 2


 

"Domingo Branco": Sociedade Feirense de Pneumologia conscientiza sobre o câncer de pulmão

Ação na Avenida Nóide Cerqueira neste domingo


A Sociedade Feirense de Pneumologia realiza, no próximo domingo, 31, uma mobilização a favor da prevenção ao câncer de pulmão. Batizada de "Domingo Branco" - em alusão ao "Agosto Branco", mês de conscientização sobre a doença -, a iniciativa ocorrerá a partir das 8 horas, na Avenida Nóide Cerqueira, em frente ao Incardio Especialidades, e contará com atividades informativas e de bem-estar, voltadas à prevenção da doença e aos perigos do tabagismo.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o terceiro tipo mais comum entre os homens e o quarto entre as mulheres no Brasil, com cerca de 32 mil novos casos estimados por ano. Também, de acordo com o INCA, é o tipo de câncer que mais mata. Apenas em 2022, foram mais de 28 mil mortes registradas. No mundo, foram cerca de 1,8 milhão de mortes em 2020, conforme os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O tabagismo é, de longe, o principal fator de risco: é responsável por cerca de 90% das mortes por câncer de pulmão.
"O 'Domingo Branco' representa um compromisso da nossa sociedade com a vida. Nossa missão é alertar a população acerca dos riscos do tabagismo e inspirar a adoção de hábitos saudáveis, como a atividade física e técnicas respiratórias, que podem proteger nossos pulmões. Estaremos presentes na Avenida Nóide Cerqueira no domingo para levar informação, prevenção e cuidado a toda comunidade", afirma o o presidente da Sociedade Feirense de Pneumologia, José de Souza Neto (Foto: Divulgação)

A programação do "Domingo Branco" inclui: aulão de fit dance, conduzido por Laércio Vieira, para promover a prática de atividade física como ferramenta de prevenção; momento de respiração, conduzido por Suzany Carvalho, com com foco em técnicas que fortalecem os pulmões e incentivam a qualidade de vida; stand de massagem, promovendo relaxamento e bem-estar aos participantes, além de médicos e estudantes, promovento orientação. A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Enviado por Orisa Gomes, da Notre Comunicação