Neste sábado, 12, visão do drama criminal com suspense, "Os Quatro Desconhecidos" (Kansas City Confidential), de Phil Karlson, 1952. Um filme noir de qualidade, com tensão e violência. Um filme um tanto quanto desconhecido. Foi considerado como um dos melhores filmes policiais com classificação B dos anos 50.
No prólogo do filme, nos créditos, aparece a mensagem: "Nos anais da polícia de Kansas City estão escritos capítulos sombrios sobre façanhas de criminosos detidos e punidos. Mas o propósito deste filme é expor as operações surpreendentes de um homem que concebeu e executou um 'crime perfeito', cuja verdadeira solução NÃO está registrada em NENHUM caso histórico, e poderia muito bem ser intitulado 'Confidencial d Kansas City'."
O conceito de assalto, onde cada membro da gangue não sabe quem o contratou ou quem são os outros membros, foi utilizado em "Crown, o Magnífico" (1968).
O cineasta Quentin Tarantino disse que se inspirou nesse filme para realizar "Cães de Aluguel" (1992).
Na trama, um ex-G.I., Joe Rolfe (John Payne), herói de guerra, ganha vida como entregador de flores. Ele é acusado de participar de um assalto que rendeu 1,2 milhão de dólares. Após ter sido preso e investigado pela polícia, ele é libertado após a descoberta do verdadeiro veículo do roubo. Então, inconformado, ele vai ao México descobrir quem armou para ele e por quê. A pista o leva a um trio de bandidos cruéis e impiedosos - Boyd Kane (Neville Brand), Tony Romano (Lee Van Cleef) e Pete Harris (Jack Elam) - contratados por um ex-policial, Tim Foster (Preston Foster), que tem uma filha, Helen (Coleen Gray), que é o interesse romântico de Joe. Interessante que nenhum dos bandidos conhece a identidade dos outros. Só se encontram usando máscaras. Apenas o mentor da quadrilha, um policial aposentado, frustrado com a aposentadoria e conhecedor de informações que lhe permitem pressionar os demais criminosos a participarem do golpe, conhece os outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário