Nascida em Jequié, Ana Luísa Leal e Tavares, aliás Annalu Tavares, foi criada em Ubatã. Aos 16 anos mudou-se para Salvador. Ela tem o principal papel feminino, Jurema, em "Revoada", de José Umberto, que será lançado no dia 15 deste mês em todo o país, com pré-estreia em São Paulo na quinta-feira, 8. Em Feira de Santana, será exibido no Orient CinePlace Boulevard, com possibilidade de pré-estreia.
Por sua interpretação em "Revoada", ela foi premiada com o troféu Cacto de Ouro como Melhor Atriz no 10º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões em Floriano-Piauí. Antes, foi indicada pela Academia Brasileira de Cinema como Melhor Atriz Coadjuvante pelos filmes "Espelho d'Água - Uma Viagem no Rio São Francisco", de Marcus Vinicius Cesar, 2004, e "Eu Me Lembro", de Edgar Navarro, 2005.
São 12 filmes no currículo, incluindo o curta "Do Infinito Adiante", de Fabrício Apache e Ulisses Neto, "João e Vandinha", uma co-produção Itália/Brasil, "Guerra de Algodão", e "A Matriarca", de Lula Oliveira, ainda inédito. Em 2019 fez direção de elenco e assistência de direção do curta "Iminente", de Antônio França.
Na TV fez por dois anos o "Conversa Fiada", programa do Canal Brasil com direção de Isaac Chueke e fez participações em "A Grande Família" e "TiTiTi", ambos na Globo, "Dilemas de Irene" (GNT) e "Deu a Louca na Copa" (TVE).
Apresentou o programa "Desabafo” na Rádio Metrópole em Salvador por três anos e meio. Atualmente, Annalu Tavares apresenta dois programas na internet - "Desabafo", no YouTube e "Me Live Com Você" no Instagram, além de se dedicar a outras produções direcionadas para web, como séries, filmes e teatro, a exemplo de "Leituras de Prima" (teatro online, onde dirigiu, atuou e produziu) e "O Mundo Acabou?", web série para o Instagram, que participa como atriz, produtora e casting.
Trabalhou no Rio de Janeiro atuando em espetáculos como "Jingobel", com direção de Cadu Fávero, em 2008; "Raul Fora da Lei", com direção de Roberto Bomtempo, em 2006; e "Mundos Por Descobrir", direção de Hamilton Vaz Pereira, em 2005.
Em Salvador, também fez parte do elenco de "Paixão de Cristo", encenada na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, dirigida por Paulo Dourado, em 2011. Em 2012, produziu e atuou na peça "La Ronde", com direção de Harildo Déda. Em 2014, participou da peça "A Gaivota", de Anton Tchecov, com direção de Marcelo Flores e Harildo Déda, e "Toda Forma de Amor", com direção George Vladimir e Cláudio Simões. Em 2018, atuou em "Consertam-se Móveis", de Leandro Santolli. Depois, "Mistério no Museu", direção Kaika Alves, 2022; "A Matéria dos Sonhos", direção de Marcelo Flores, em 2023.
Ela também fez preparação e produção de elenco de "Tabuh", série da TVE, dirigida por Sofia Federico, em 2017.
Annalu. além de atriz formada em interpretação teatral pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), é apresentadora, preparadora e produtora de elenco e produtora artística da NaluTa Produções. Fez mais de 15 espetáculos em Salvador.
Atualmente, ela atua como diretora de Cultura do município de Ubatã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário