Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

sábado, 13 de julho de 2024

Mais uma revisão de clássico faroeste



"E o Sangue Semeou a Terra" (Bend of the River), 1952, foi o segundo dos cinco westerns em que trabalharam juntos o diretor Anthony Mann e o ator James Stewart .
O primeiro foi "Winchester '73" (Winchester '73), em 1950 e os demais foram "O Preço de um Homem" (The Naked Spur), 1953, "Região do Ódio" (The Far Country), 1954) e "Um Certo Capitão Lockhart" (The Man From Laramie), 1955.
Foi um dos últimos primeiros 50 filmes que assisti no cinema, entre 1955 e 1960, então no Cine Santanópolis. Na noite deste sábado, 13, mais uma revisão deste clássico.
Esses cinco filmes são considerados como marco inicial dos westerns psicológicos, caracterizados por personagens mais reais, que sempre estão envolvidos com traumas do passado.
Na trama, referência à narrativa bíblica de Gênesis, na história de Caim e Abel, com o acerto de contas entre "irmãos".
Glyn (Stewart) é um ex-assaltante que tenta se estabelecer como guia de caravanas que rumam para o oeste. À frente de uma caravana, ele salva um outro ex-assaltante de ser enforcado. Trata-se de Cole (Arthur Kennedy).
A diferença entre eles é a relação que cada um tem com o passado. Enquanto Glyn quer esquecer, o contrário ocorre com Cole. O confronto é inevitável.
Existe transformação no ser humano? Homens são como maçãs? - uma maçã podre colocada junto com as maçãs boas coloca em risco as demais. O filme faz a comparação.
A filha (Julia Adams) do líder dos rancheiros (Jay C. Flippen) entra na vida dos dois.
Ainda no elenco: Rock Hudson, Lori Nelson, Chubby Johnson, Stepin Fetchit, Howard Petrie, Frances Bavier, Jack Lambert, Frank Ferguson e Royal Dano.

Nenhum comentário: