Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

quarta-feira, 17 de julho de 2024

"Revoada", de José Umberto, tem pré-estreia no dia 15 de agosto, em São Paulo

Jackson Costa e Analu Tavares em "Revoada"
Foto: Divulgação
 
O cineasta baiano José Umberto informando sobre seu filme "Revoada", ambientado no cangaço, que vai ter pré-estreia no dia 15 de agosto, em São Paulo.
José Umberto se inspirou na estética barroca "do excesso" para sua visão muito particular da saga de Corisco e Dadá entre o final dos anos 30 e começo dos anos 40. "É um filme antropofágico", resumiu o cineasta. "Revoada" já foi exibido em mostras e festivais de cinema -  no 10º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, em Floriano-PI, em 2015, teve 11 indicações e recebeu três Cactus de Ouro nas categorias Melhor Atriz para Annalu Tavares, Melhor Figurino para Zuarte Júnior e Melhor Maquiagem para Wilson D'Argolo.
"Revoada" é considerado como uma homenagem de José Umberto à história de cangaço e ao próprio cinema baiano, sem falar que é um filme sobrevivente, que hoje consegue existir mesmo com toda lógica de mercado e desrespeito artístico imperante no nosso país.

O cineasta enviou postagem do Oxente, Pipoca? (oxentepipoca) no X:

"Revoada" - Filme chega às telonas do Brasil com três Cactus de Ouro e uma reflexão: e se Lampião ainda estivesse vivo?

A foto de cena mostra momento de "Revoada", do cineasta José Umberto, em que o bando toma conhecimento da morte de Lampião e, indignados, ensandecidos, juram vingar o líder - cuja cabeça 'já é propriedade do Governo' no dizer da viúva de marido, fazendeiro, assassinado pelo cangaceiro.

A cena daquele momento do filme é protagonizada pelo cangaceiro Gato, vivido por Edlo Mendes, filho da dramaturga Cleise Mendes.

Além da brilhante participação do ator Jackson Costa, 'Revoada' chega às telonas do Brasil com três Cactus de Ouro nas categorias Melhor Atriz' - Annalu Tavares, Melhor Figurino - Zuarte Júnior, e Melhor Maquiagem - Wilson D'Argolo, laureados no 10º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, em Floriano-PI.

O filme - último feito em película na Bahia - conforme o diretor, 'uma ficção com um pé no estilo barroco e outro nos fatos históricos', é mesmo isso: uma extraordinária Revoada cinematográfica no fim da longa trilha do Cangaço.

Vale lembrar que Lampião ingressou no bando de cangaceiros de Sinhô Pereira, em 1921, e, já no ano seguinte, se tornaria líder do bando, no que prevaleceu até 1938 quando foi morto de emboscada por uma das tantas volantes policiais mobilizadas contra ele pelos governos do período.

No filme de Umberto fica patente o quanto a vingança - tal qual o desejo - sobrevoa as asas da história, a nos fazer refletir sobre uma conjectura:

E se Lampião ainda estivesse vivo? A pré-estreia está programada para o dia 15 de agosto, em São Paulo".
*
Em 2015, recebi cópias em DVD e pôsteres do filme "Revoada". Continua inédito na tela grande em Feira de Santana. 
Assista ao trailer

Nenhum comentário: