Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Honras que Feira de Santana confere a Rollie E. Poppino emocionam filho


Richard Poppino quer conhecer cidade ainda este ano 


Historiador e brasilianista americano Rollie R. Poppino
 
"Querido Sr. Carlos,
Obrigado por sua graciosa mensagem em 9 de fevereiro. Foi uma maravilhosa surpresa. Por favor me perdoe por não lhe responder em português. Já se passaram mais de 50 anos desde que vivi no Brasil quando adolescente. Durante esses anos, eu perdi a habilidade que já tive com a fala e escrita. No entanto, eu ainda leio português relativamente bem e com prazer.
Eu sou o filho mais velho do Rollie. Minha esposa e eu vivemos em Portland, Oregon. Sou um professor de música e administrador de universidade aposentado, agora trabalho meio período como um fotógrafo. Minha irmã Margaret (Meg) mora por perto, em Vancouver, Washington. Ela também é aposentada, do seu trabalho original como tradutora de russo e da sua carreira secundária, como coordenadora da Cruz Vermelha Americana. Nosso irmão Stephen mora em Twin Falls, Idaho. Ele é um bibliotecário e assistente de pesquisas para a College of Southern Idaho. Nós três moramos com nossos pais no Rio de Janeiro entre 1967-68, enquanto que Rollie terminava a pesquisa para seu livro "Brazil, The Land and the People" (Brasil, A Terra e o Povo). Como você deve saber, ele morreu em 2010. Nossa mãe, Lois, que estava com ele em Feira de Santana enquanto ele estava fazendo sua pesquisa de doutorado em 1950-51, morreu em 2009.

Sua mensagem foi uma revelação. Nem meu irmão, minha irmã, ou eu sabia de nada sobre o Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie E. Poppino, nem sobre a existência da rua Rollie Poppino. Se meu pai estava ciente dessas honras, ele não nos disse nada. Durante os últimos quatro anos da sua vida, ele sofreu de uma demência bem severa, então é possível que ele tenha sabido, mas não teve a presença de mente para nos contar. De qualquer forma, nós ficamos tocados ao saber a partir da sua mensagem que Feira de Santana honrou sua memória.

Ficaria feliz em procurar e lhe enviar fotos do meu pai, bem como artefatos relacionados aos seus estudos do Brasil, particularmente Feira de Santana. Dada a tua familiaridade com seu trabalho, eu assumo que você já deva ter sua tese de doutorado, "Feira de Santana", publicada pela Editora Itapuã. Se não, por favor me avise. Eu só tenho uma cópia, mas ficaria feliz em fazer uma fotocópia para você. Você tem os outros livros dele - "International Communism in Latin America" (Comunismo Internacional na América Latina), "Brazil, The Land and the People" (Brasil, A Terra e o Povo), e "A History of Modern Brazil" (Uma História do Brasil Moderno), de José Maria Bello, com um capítulo final pelo meu pai? Se não, eu posso enviá-los para você.
Além de enviar materiais para você, como resultado da sua mensagem, minha esposa Tina e eu estamos agora pensando em viajar para Feira de Santana em julho, se for conveniente para você. Como membro do Oregon Repertory Singers (Cantores do Repertório de Oregon), Tina vai participar do tour do grupo na Argentina em junho e no começo de julho. Eu vou estar junto na viagem. Nós estamos considerando uma viagem para a Bahia antes de retornarmos para casa (Não se preocupe, nós não pensamos, como muitos americanos de alguma forma pensam, que as distâncias na América Latina são pequenas. Sabemos que de Buenos Aires para Salvador/Feira é uma longa viagem). Nós gostaríamos de lhe conhecer, ver a cidade, e agradecer aos responsáveis pelas honras que Feira de Santana conferiu ao meu pai. Por favor nos avise se tal visita se encaixaria no seu cronograma.

Sr. Carlos, muito obrigado por "procurar/alcançar", como dizemos aqui nos Estados Unidos. Eu espero por mais trocas amigáveis com você e o Núcleo e, esperançosamente, conhecer em pessoa.

Cordiais saudações,
Richard Poppino." 
Esta foi a resposta, três dias depois, de Richard Poppino, um dos três filhos do brasilianista Rollie Edward Poppino, a contato de Carlos Brito, coordenador do Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie E. Poppino, que através de e-mail, enviou no dia 9 deste mês mensagem ressaltando o desejo de manter contato para que "possamos enriquecer nosso Núcleo com peças e fotografias de Rollie  Poppino  em nossa cidade." 
Na mensagem, Brito informa sobre as diversas homenagens ao professor Rollie E. Poppino, a exemplo de "nossa instituição e o nome de uma rua" e estima "resposta para que possamos estreitar os laços de amizade  e relacionamento."

2 comentários:

Anônimo disse...

Espetacular! Muito bom para Feira de Santana. Parabéns, Carlos Brito, pela iniciativa de fazer contato nos Estados Unidos com a família de Rollie Poppino, autor de uma obra importantíssima para a compreensão mais profunda da nossa querida Feira de Santana. Guardo, com muito orgulho, um exemplar do livro Feira de Santana, edição 1968, que constitui a tese de doutorado de Rollie Poppino.
Artur Renato Brito de Almeida, um feirense, de São Paulo

Anônimo disse...

Parabéns ao amigo Carlos Brito por mais esta importante iniciativa! Com certeza será um momento único para a história de Feira de Santana e você Carlos Brito, grande responsável por importantes ações para preservação da nossa memória. Esse cara da Rua de Aurora faz faz a diferença! Abraços! José Angelo Leite Pinto