Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Literatura de cordel recebe título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro

Reconhecimento foi feito nesta quarta-feira
pelo Conselho Consultivo
do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

A literatura de cordel foi reconhecida, nesta quarta-feira, 19, como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. O título foi concedido por unanimidade pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A reunião ocorreu no Rio de Janeiro, com presença de representantes do Ministério da Cultura e da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.
Em texto postado no seu site, o Iphan informa que a literatura de cordel teve início no Norte e no Nordeste e o estilo se espalhou por todo o Brasil, principalmente por causa do processo de migração populacional.
Hoje, de acordo com o Instituto, o gênero circula com maior intensidade na Bahia, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo.
A expressão cultural retrata o imaginário coletivo, a memória social e o ponto de vista dos poetas a respeito de acontecimentos vividos ou imaginados.
Selo
Lembrar de selo emitido pelos Correios em janeiro de 2017, que tem ilustração do cordel "A Seca no Meu Sertão", escrito em 2008, por Jurivaldo Alves da Silva (Foto) e sua filha Patrícia Oliveira. A xilogravura da capa do livreto também é da autoria de Jurivaldo, que tem banca de literatura de cordel no Mercado de Arte Popular (MAP).

Nenhum comentário: