Ir ao cinema é a principal atividade cultural dos
moradores de 12 capitais brasileiras. É o que aponta pesquisa da consultoria
JLeiva Cultura e Esporte e do Datafolha divulgada nesta terça-feira, 24. Com o objetivo de analisar como os
brasileiros consomem diversão e arte, o levantamento Cultura nas Capitais
entrevistou 10.630 pessoas com mais de 12 anos de 12 das capitais mais
populosas do país. Entre elas, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba,
Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e
São Paulo.
O resultado mostra que 64% - cerca de 21,2 milhões de pessoas, quase dobro da
população da cidade de São Paulo - afirmam ter ido ao cinema nos últimos 12
meses. Na capital paulista, o percentual sobe para 67%, tornando-a quarta
colocada em frequência a cinemas. A campeã é Porto Alegre, com 70%. De
acordo com os dados da pesquisa, 72% dos entrevistados das 12 capitais (cerca
de 23,7 milhões de pessoas) disseram realizar apenas atividades gratuitas ou
mais gratuitas do que pagas. Em São Paulo, o percentual é de 75%.
Em levantamento realizado em 48 endereços na cidade de São Paulo, a média de
ingresso é de R$ 26,00 para sessões comuns -excluindo as em 3D e salas
especiais e VIPs.
Homens e mulheres apresentam quase a mesma
frequência a cinemas, com participação de 48% e 52%, respectivamente. Desse
público, a maioria tem até 34 anos e costuma ir com a família ou em casal
(58%). Quase metade dos cinéfilos (49%) completou o ensino médio, enquanto as
classes A e B representam 48% do perfil econômico.
Depois de cinema, a preferência é ida a shows (46%) e festas populares (42%).
Na última colocação estão concertos: apenas 11% dos entrevistados foram no
último ano. Em São Paulo, o percentual é de 12%, também em último.
Os dados estão disponíveis em culturanascapitais.com.br.
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