*

*

*

*

sábado, 5 de agosto de 2017

Visão de "Um Candango na Belacap"

1. Poster de "Um Candango na Belacap"
2. Grande Otelo e Vera Regina
3. Ankito e  Marina Marcel
Fotos: Cinemateca Brasileira

 No Canal Brasil, na manhã deste sábado, 5, a exibição da comédia musical "Um Candango na Belacap", de Roberto Farias, 1951 O gênero chanchada foi marcante no cinema brasileiro dos anos 1950 e 1960.
Na trama, a dupla artística Emanuel Davis Jr. (Grande Otelo) e Gilda (Marina Marcel) está na recém-inaugurada Brasília para um show. Ao tentar fugir de um milionário (Mozael Silveira) que a assedia, Gilda pede a Emanuel que a leve para um lugar desconhecido e eles vão a um bar simples frequentado por candangos, onde conhecem a dupla Tonico (Ankito) e Odete (Vera Regina). Emanuel e Odete se casam e vão para o Rio de Janeiro. Ela leva Tonico para morar com eles, o que desagrada Emanuel. 
Num show na boate de Jacó (Milton Carneiro), Odete improvisa um número artístico com Emanuel e é contratada. O empresário a engana e faz com que ela se separe de Tonico, que encontra Gilda e tentam trabalhar juntos, mas não conseguem emprego. Emanuel e Odete os procuram e ficam sabendo das trapaças de Jacó. Os quatro resolvem montar sua própria boate, mas serão atrapalhados por Jacó que teme a nova concorrência.
O personagem Emanuel Davis Jr. remete ao ator e cantor americano Sammy Davis Jr. Já o milionário Bebê Pinho Otário (Mozael Silveira) remete a Bay Pignatari.
Números musicais: "Mr. Golden", de Carlos Lyra por Carlos Lyra; "Meu Pianinho", de Mário Vieira e Maurício de Oliveira, com Sônia Delfino; "Napoleão" por Ankito e Vera Regina; "Louras" por Grande Otelo e Marina Marcel; "Alegria de Candango" por Grande Otelo e Vera Regina; "Mambo da Cantareira", de Barbosa Silva e Eloíde Wharton, com Ankito, Grande Otelo, Vera Regina e Marina Marcel; e "Pintando o Sete", com Ankito, Grande Otelo, Marina Marcel e Vera Regina.
O filme feito no embalo da inauguração de Brasília, quando então era chamada de Novacap e a cidade do Rio de Janeiro, antiga capital, de Belacap. Candangos eram os migrantes que construíram Brasília.

Nenhum comentário: