Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Balaio Político

Irmão de Eliana
Ademir Esperidião Santos (PP), irmão da ex-deputada estadual Eliana Boaventura (PP), é o candidato a vice-prefeito na chapa majoritária da coligação "Feira Agora Tem Opção", que tem o ex-deputado federal Jairo Carneiro (PP) na cabeça. Nas eleições de 2012, ele foi candidato a vereador, obtendo 1.081 votos, segundo mais votado do partido, na coligação "Feira Vai Mudar!", que elegeu Edvaldo Lima.
Prazo
A coligação tinha até o dia 12 de setembro para definir o nome do candidato a vice-prefeito na chapa de Jairo Carneiro. Como se sabe, a Justiça Eleitoral obrigou a coligação a fazer a mudança, depois que a inscrição do ex-vereador Josafá Ramos Dantas, Tutinho (PR), foi indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Mais candidatos negros
Dados do DivulgaCand, sistema responsável pela divulgação das candidaturas da Justiça Eleitoral, aponta a Bahia como o Estado que mais possui candidatos autodeclarados negros nas Eleições 2016. A Bahia registra 5.721 (15,66%) postulantes, ocupando o primeiro lugar no ranking nacional. Em segundo lugar aparece o Rio de Janeiro, com 3.171 (14,35%), seguido do Maranhão, com 2.167 (11,77%) candidatos.
Inovação
Os dados sobre a cor ou raça só passaram a ser declarados pelos candidatos a partir das eleições passadas, após determinação da Resolução nº 23.405/2014 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até a edição do documento, o TSE não possuía dados estatísticos quanto ao número de negros, candidatos ou eleitos, na política brasileira.
Sem candidatos
Vários partidos comparecem para as eleições deste ano com poucos candidatos registrados à vereador. Uns por estratégia eleitoral, outros por falta de quadros, mesmo. Outros nem têm candidatos.
Sem candidatos 2
O PEN apresenta Ewerton Carneiro da Costa mais Charles Baiano, Garcia da Eletrônica e Gilcelia Cabral Souza; o PTN inscreveu Claudio do Ligeirinho, Pastor Leo, Raimundo Negão e Rira Santana;  PSDB registrou três candidatos à reeleição: Eremita Mota, José Carneiro e Welligton Andrade; PTB com Neinha, candidata à reeleição, mais Celina Silva e Sabrina Santos; Rede Sustentabilidade com Geiza Cerqueira, José Ferreira e Vanessa Silva; PCO com três nomes desconhecidos: Milton, Lozinho do Lanche e Dete.
Sem candidatos 3
O PRP com Marcos Lima, candidato à reeleição, e Edileuza Andrade; o PP somente com Edvaldo Lima, que tenta permanecer na Câmara, igualmente como o PSL com apenas Correia Zezito, candidato à reeleição
Sem candidatos 4
PDT, PMN, PR e PRTB não registraram nenhum candidato. Enquanto que PCB, Partido Novo e PSTU não têm representação em Feira de Santana.
Coluna publicada no jornal "NoiteDia", edição desta sexta-feira, 9

Nenhum comentário: