Tuna Espinheira, baiano de Poções, tem atuação de mais de 30 anos no cinema baiano, como documentarista, tendo realizado curtas-metragens, como "Major Cosme de Farias: O Último Deus da Mitologia Baiana", "Dr. Sobral Pinto", "Samba Não Se Aprende na Escola", "Comunidade do Maciel", "O Fazendeiro do Ar", "A Ilha da Resistência", "Leonel Mattos a 24 Quadros Por Segundo", entre outros.
sábado, 28 de fevereiro de 2015
Sobre Tuna Espinheira
Também, "O Cisne Também Morre", média-metragem de ficção. Atuou como ator em "Um Sonho de Vampiros", de Iberê Cavalcanti, 1969, e apareceu em "Cascalho", seu primeiro longa-metragem - foi lançado em Feira de Santana, no Orient Cinemas Boulevard, em 2008. Totalmente filmado em Andaraí, na Chapada Diamantina, o filme conta a saga dos garimpeiros na região na primeira metade do século passado (anos 30), e suas disputas com os coronéis.
Tuna tinha ligação com Feira de Santana - era amigo de Olney São Paulo (foi assistente de direção de "Cachoeira, Documento da História") e de Irving São Paulo (que atuou em "Cascalho"). Mais recentemente, realizou nesta cidade, "O Imaginário de Juraci Dórea no Sertão", lançado em 2013.
Ele deixa inacabado um documentário versando sobre o educador e filósofo baiano Anísio Teixeira. Com registros em Caetité, o filme ainda não tinha título definido.
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário