O prazo de 60 dias determinado pelo juiz Wagner Mota, titular da 1ª Vara Federal de Feira de Santana, para a ViaBahia realizar os trabalhos iniciais de recuperação da BR 324 venceu na quarta-feira, 25, mas os problemas continuam. A convite do deputado estadual Carlos Geilson (PTN), os engenheiros civis Areobaldo Oliveira e Gerinaldo Costa percorreram a rodovia na manhã desta quinta-feira, 26, e identificaram muitas irregularidades nas pistas, a exemplo de fissuras, falta de acostamento e má qualidade nos serviços.
Areobaldo Oliveira, especialista em Geotécnica e Pavimentação, afirma que a rodovia ainda está muito irregular, devido aos remendos feitos, e não oferece conforto para o motorista. "A termo de segurança melhorou, mas o resultado não é compatível com as normas internacionais de privatização. Eles atacaram pontos críticos e onde acharam que dava para aguentar deixaram. Há trechos bastante desgastados que precisam de intervenção localizada e ainda falta muito acostamento a ser concluído", frisou.
Para Gerinaldo Costa, o lamentável é que as condições razoáveis que a BR apresenta agora não devem perdurar muito. Ele afirma que o problema da 324 é estrutural, já que foi projetada para um volume de veículos muito inferior ao atual. "A parte inferior do pavimento precisa ser reestudada, testada e a maioria reconstruída com pavimento de qualidade, para que deforme e volte ao normal e não que rompa como vimos em várias partes. Do jeito que está serão necessários reparos constantes, o que nos preocupa, porque o ideal seria que pudéssemos ter um longo período com a pista sem conserto e pelo visto o período não será tão longo assim", acrescentou.
O deputado Carlos Geilson, que acompanhou a inspeção dos engenheiros (Foto: Divulgação), diz que o objetivo do convite foi observar os avanços e chamar atenção sobre as deficiências no serviço. "A pista está melhor, mas muito aquém do esperado para ser pedagiada. As melhorias feitas, segundo os engenheiros são meramentes paleativas. A preocupação principal é que os problemas retornem nos períodos de chuvas. Por isso, vamos continuar chamando atenção do Governo para que a ANTT intensifique a fiscalização junto a ViaBahia, para que tenhamos rodovias de qualidade", destaca.
Até sábado, 28, a ViaBahia deve enviar relatório para a Justiça sobre cumprimento da ordem. Segundo a Assessoria de Comunicação da concessionária, todas as obras exigidas pela Justiça Federal foram cumpridas e até outubro de 2012 serão finalizados os 280 quilômetros prioritários da BR-324 e BR-116-Sul. Em 2014, também de acordo com a assessoria, todas as obras serão finalizadas.
(Com informações de Orisa Gomes, da Assessoria de Comunicação)
Areobaldo Oliveira, especialista em Geotécnica e Pavimentação, afirma que a rodovia ainda está muito irregular, devido aos remendos feitos, e não oferece conforto para o motorista. "A termo de segurança melhorou, mas o resultado não é compatível com as normas internacionais de privatização. Eles atacaram pontos críticos e onde acharam que dava para aguentar deixaram. Há trechos bastante desgastados que precisam de intervenção localizada e ainda falta muito acostamento a ser concluído", frisou.
Para Gerinaldo Costa, o lamentável é que as condições razoáveis que a BR apresenta agora não devem perdurar muito. Ele afirma que o problema da 324 é estrutural, já que foi projetada para um volume de veículos muito inferior ao atual. "A parte inferior do pavimento precisa ser reestudada, testada e a maioria reconstruída com pavimento de qualidade, para que deforme e volte ao normal e não que rompa como vimos em várias partes. Do jeito que está serão necessários reparos constantes, o que nos preocupa, porque o ideal seria que pudéssemos ter um longo período com a pista sem conserto e pelo visto o período não será tão longo assim", acrescentou.
O deputado Carlos Geilson, que acompanhou a inspeção dos engenheiros (Foto: Divulgação), diz que o objetivo do convite foi observar os avanços e chamar atenção sobre as deficiências no serviço. "A pista está melhor, mas muito aquém do esperado para ser pedagiada. As melhorias feitas, segundo os engenheiros são meramentes paleativas. A preocupação principal é que os problemas retornem nos períodos de chuvas. Por isso, vamos continuar chamando atenção do Governo para que a ANTT intensifique a fiscalização junto a ViaBahia, para que tenhamos rodovias de qualidade", destaca.
Até sábado, 28, a ViaBahia deve enviar relatório para a Justiça sobre cumprimento da ordem. Segundo a Assessoria de Comunicação da concessionária, todas as obras exigidas pela Justiça Federal foram cumpridas e até outubro de 2012 serão finalizados os 280 quilômetros prioritários da BR-324 e BR-116-Sul. Em 2014, também de acordo com a assessoria, todas as obras serão finalizadas.
(Com informações de Orisa Gomes, da Assessoria de Comunicação)
2 comentários:
Tem que falar mesmo! Mostrar que não podem ficar só cobrando pedágio e enchendo a "burra" de dinheiro.
Aí tem mais remendo do que pista.
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