Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

quarta-feira, 23 de março de 2011

O feirense Carlo Barbosa

Artista plástico Carlo Barbosa (1945-1988)
"Flagelo de Lucas da Feira", acrílico sobre tela, 240 x 150, 1987, do acervo do Museu Regional de Arte
Fotos: Reproduções
Por Ligia Motta

A próxima segunda-feira, 28 de, é marcada por mais um aniversário de morte do artista plástico feirense Carlo Barbosa (1945-1988). Ele que empresta seu nome a única galeria de arte da cidade, a Galeria de Arte Carlo Barbosa, do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
Carlo Barbosa tem uma trajetória artística significativa para as artes plásticas da Bahia e do Brasil. Autodidata, pintou de tudo, retratos, obras decorativas e quadros temáticos diversificados, apurando sua técnica com intuição e inspiração surpreendentes. Pintou o sincretismo religioso que havia na festa em homenagem a padroeira da cidade Nossa Senhora Santana, posteriormente pintou anjos, santos e romeiros.
"Sua obra permanece viva do que nunca, forte, atual e a cada dia mais, se revelando como nova, na sua beleza plástica, no conteúdo e na riqueza dos seus detalhes, as vistas de conhecedores, iniciantes e leigos, todos, admiradores de uma arte verdadeira, a arte de Calo Barbosa".
Feira de Santana abriga desde 2002, a Fundação Carlo Barbosa (FCB) que tem proporcionado ações no sentido de inserir a obra do artista no contexto cultural da cidade, por meio de trabalhos como sites, palestras, programas de visitação, exposições, seminários de pesquisa, projetos, oficinas de arte, curso livre de pintura e estudo da obra. Seu objetivo maior é preservar todo acervo do artista, composto de telas, desenhos, fotografias, publicações e documentos. A presidente desta fundação, Lucy Barbosa, tem desenvolvido um trabalho competente e de grande importância para os feirenses. Maiores informações através do site: http://www.fundacaocarlobarbosa.org/.
Fonte: Coluna "Arte e Galeria", publicada na "Folha do Estado"

Nenhum comentário: