Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir


Telefones: (71) 3634-6194/ 6197/ 6060 - (71) 99965-4537 * E-mails: cpl@construtorapereiralima.com.br - construtoraplima@terra.com.br * Site: https://construtorapereiralima.com.br/

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

"Esquerda, a filha enjeitada do PT de meia-idade"

Houve muita festa, bolo com velinha e convidados ilustres, mas, se alguém na sala gritasse "fora FMI" ou "o mundo marcha para o socialismo", iria estragar o clima.
O PT de meia idade que comemorou 31 anos na quinta-feira, em Brasília, é um senhor comportado - ideologicamente - que ao chegar ao governo trocou, como já fizeram tantos outros partidos - camaradas, as bandeiras da utopia socialista pela lógica da manutenção do poder.
Ao subir a rampa do Planalto, em 2002, o petismo deixou para trás uma esquerda órfã, que foi se esvaziando, ficou desimportante e sem horizontes. E nenhum dos pequenos grupos radicais conseguiu reverter esse quadro.
O debate sobre esse vazio, num terreno onde antes pululavam grupos trotskistas, o velho Partidão e o PTB da era Vargas, leva a uma polêmica interminável.
Há os que entendem que o sonho socialista morreu. Uma minoria acredita que dá para revivê-lo. E, para muitos outros, a esquerda vai muito bem, obrigado, só deixou de lado a briga por mais-valia ou uma sociedade sem classes e se concentrou no controle puro e simples da economia e da política pelo aparelho do Estado.
"A esquerda se esvaziou com o colapso do comunismo nos anos 90 e a guinada da China rumo ao mercado. Pode-se dizer que não há hoje um sistema alternativo ao capitalismo", resume Aldo Fornazieri, diretor da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Para ele, "o espaço encurtou e isso influiu no processo político do Brasil. O PT foi para o centro".
Fonte: "Blog do Noblat" com "O Estado de S. Paulo"

Um comentário:

Mariana disse...

Pois é, Dimas, já me aconteceu de alguém mais desinformado do que eu, me perguntar sôbre quem é de esquerda e quem é de direita. Êsses porcarias conseguiram embaralhar tudo tão bem com as atitudes que estão tendo no poder, que prá um leigo, fica complicado, hoje em dia, você estabelecer os limites entre esquerda e direita. Muitos engraçadinhos, oportunistas, que querem ter um pèzinho aqui e outro ali, se dizem de centro. Ninguém quer ser mais de esquerda nem de direita, já percebeu? O PT, não perdeu tempo, se chegando muito mais para o centro que os de direita. E o povo aceitou os mensaleiros, os corruptos, as mentiras...o PT. Só quero ver quando se cansarem dêles, como farão prá virarem socialistas xiitas de nôvo!