Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Gustavo Falcón lança "Coronéis do Cacau" quinta-feira

O sociólogo e historiador Gustavo Falcón, junto com a Solisluna Editora e a Livraria LDM, lança nesta quinta-feira, 25, a nova edição do livro "Coronéis do Cacau". O evento será na LDM, às 18 horas, localizada na rua Direita da Piedade, em Salvador. O livro é o resultado da pesquisa de Falcón a respeito da formação da sociedade cacaueira do Sul da Bahia.
“Nesta região, os coronéis centraram suas atividades no município de Ilhéus, o maior produtor de cacau, e consolidaram o mandonismo local, reunindo de forma ‘sui generis’ os três elementos vitais ao controle do poder: a força econômica, o prestígio político e a violência”, detalha o autor durante entrevista para a Agência Comunica Bahia.
Gustavo Falcón é amparado em uma base empírica consistente, que incursiona sobre a formação da sociedade de classes numa região de fronteira agrícola, resgatando os momentos marcantes da diferenciação social na região. O livro ainda traz assuntos como a repartição da propriedade da terra e da formação dos grupos econômicos e políticos locais. Adotado em vários cursos universitários, o volume consta de várias bibliografias acadêmicas sobre a república velha e estava com sua primeira edição esgotada. A nova edição foi revisada e ganhou projeto gráfico do designer Enéas Guerra.
Sobre o autor
O sociólogo e doutor em História, Gustavo Falcón, tem 58 anos. Ele é professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e um dos autores de “Do Reformismo à Luta Armada, A Trajetória Política de Mário Alves (1923-1970) e “Imagens da Diáspora”. Falcón ainda trabalhou e dirigiu a segunda etapa de uma longa pesquisa de história econômica da Bahia intitulada “Inserção da Bahia na Evolução Nacional, 1850-1930”. O autor de "Coronéis do Cacau" também é ex-presidente do Instituto Baiano do Livro e ex-diretor da Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba). Atualmente é jornalista e consultor político em campanhas eleitorais.
(Com informações da Agência Comunica Bahia)

Um comentário:

Comunica Bahia disse...

Valeu Dimas,
Ótimo trabalho!
Abração
Comunica Bahia