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quinta-feira, 5 de agosto de 2010

César Maia e o debate na Band

1. Este Ex-Blog já tratou do assunto, resumindo um artigo de Cesar Maia na Folha de SP. O debate em si não produz desdobramentos para um período maior que 48 horas. Mas a cobertura do debate no dia seguinte por toda a imprensa pode produzir. A "audiência" da cobertura é muito maior que a "audiência" do debate. No final, se houver uma versão consensual da imprensa, esse será o "debate".
2. O que vai acontecer é fácil prever, analisando centenas de debates pelo mundo afora. A líder nas pesquisas irá ao debate para "tocar realejo", expressão usada na política para discurso de político que quer apenas cumprir agenda e não produzir espuma. O candidato da oposição vai procurar mostrar sua maior capacidade e experiência e criar insegurança quanto ao futuro com ela.
3. A candidata neutra e amazônica tem uma grande chance de ser o destaque no dia seguinte. Esse é o desejo implícito da imprensa: animar a campanha, descobrindo um tercius. Mas para isso, deverá mostrar ao tempo de ser afirmativa (que tem sido), ser suave (que não tem sido). Se ela aproveitar a boa vontade, dizendo coisas do agrado da imprensa (ética na política, não às garras do Estado, sim à liberdade de imprensa sem condições, sim à redução de impostos...), no outro dia será a vencedora do debate.
4. A opinião deste Ex-Blog é que Serra vencerá o debate em si, de baixa audiência e atenção. E Marina vencerá o "debate do dia seguinte" na imprensa. E..., nada mudará.
Enviado pelo "Ex-Blog do César Maia"

2 comentários:

Mariana disse...

Não sei...vou esperar que acabe o debate, porque não posso crer que o povo desinformado mas que ainda tenha um mínimo de discernimento, se mantenha neutro. Que Deus ilumine essas cabecinhas de mamão!

Gustavo Bastos disse...

Serra vencerá o durante e o após o debate, bem como as eleições de outubro. Quando o vejo falar, me pergunto: como é que ninguém está vendo que esse cara é o mais bem preparado?