Espetáculo reestréia no Teatro Martim Gonçalves reverenciando a vida e a obra do atorDe 12 de março a 4 de abril, estará em cartaz no Teatro Martim Gonçalves, o espetáculo "A Última Sessão de Teatro". A peça é parte de uma série de homenagens especiais aos 70 anos do ator, diretor e professor Harildo Déda (Foto: Aristides Alves).
Com texto e direção de Luiz Marfuz e estrelado por Harildo Déda, Neyde Moura e Fernando Santana, "A Última Sessão de Teatro" conta a história de um ator de 70 anos que esquece suas falas durante uma de suas apresentações, interrompendo a temporada e abandonando o teatro. Tempos depois, após insistentes pedidos da atriz e amiga Olga, aceita dar aulas para um jovem ator (Luiz Fernando), que vê no velho mestre o artista que queria ser. Os conflitos sobre a arte de atuar, o teatro contemporâneo e o significado da profissão vêm à tona. Provocado por Olga e Luiz Fernando, o velho mestre precisa decidir se fica na solidão ou volta à cena para enfrentar os fantasmas do palco.
HARILDO DÉDA
Ator, diretor teatral e professor de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Harildo Déda apresenta uma carreira consagrada que se confunde com a própria história da cultura e do teatro na Bahia. São quase 70 peças de teatro como ator e mais de 20 peças como diretor. Um legado para a cultura baiana. Em 1962 entrou para o Centro Popular de Cultura (CPC), da União Estudantes da Bahia (UEB), para fazer teatro, de uma forma ainda amadora. Em 1988, vai para a Escola de Teatro da Ufba onde é contratado como ator. Três anos depois foi chamado para lecionar, atividade que permanece realizando até hoje com grande orgulho.
De 1972 a 1978 fez parte do Teatro Livre da Bahia, no Teatro Vila Velha. Com a morte de seu mestre do Teatro Livre, João Augusto, arrisca-se no trabalho de diretor teatral com a peça "Seis Personagens à Procura de um Ator", de Pirandello, em comemoração aos 25 anos da Escola de Teatro, que foi o primeiro espetáculo da Companhia de Teatro da Ufba.
Nos anos 80 foi um dos responsáveis pelo renascimento cultural da Escola de Teatro. Harildo gosta de ensinar e aprender e essa troca de conhecimento marcou sua carreira, como diretor e ator e professor, sempre em contato com a juventude. Estreou no núcleo do Teatro Castro Alves em 2001 interpretando o papel principal em "A Vida de Galileu", de Bertolt Brecht. Em 2006 realizou um antigo sonho ao dirigir para o mesmo núcleo do TCA uma versão moderna de "Hamlet", de William Shakespeare, um de seus objetos de estudo durante o mestrado. Déda também experimentou a linguagem televisiva em minisséries como "O Pagador de Promessas" (1988), "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (1998) e "Carga Pesada" (2004). No cinema, arte pela qual é apaixonado, guarda um prazer particular em atuar. Participou de obras como "Tieta do Agreste" (1996), "Central do Brasil" (1998), "Cidade Baixa" (2005) e "Orquestra dos Meninos" (2008).
FICHA TECNICA
Texto e Direção: Luiz Marfuz
Elenco: Harildo Déda, Neyde Moura e Fernando Santana
Produção: Selma Santos Produções
SERVIÇO
Mestres da Cena: "A Última Sessão de Teatro"
Período: 12 de março a 4 de abril (sextas, sábados e domingos)
Horário: 20 horas
Local: Teatro Martim Gonçalves
Escola de Teatro da Ufba
Av. Araújo Pinho nº 292 - Canela - Informações: (71) 3283-7862
Ingressos: R$ 10,00 (meia) e R$ 20,00 (inteira)
(Com informações de Davi Nogueira, do Marketing de Selma Santos Produções e Eventos)

Nenhum comentário:
Postar um comentário