Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Promoção no Orient CinePlace Boulevard

Promoção no Orient CinePlace Boulevard

sexta-feira, 12 de março de 2010

Desenvolvimento de projetos sustentáveis é tema de palestra para profissionais

Sheila Podestá e Eliane Martins, organizadoras da Casa Cor Goiás 2010, com Paola Figueiredo (C), diretora do Grupo Sustentax
Foto: Divulgação


Em 2010, a Casa Cor Goiás aprimora o conceito de sustentabilidade incorporado ao evento em 2009, propondo uma mudança de comportamento e provando que é possível criar ambientes originais, sofisticados, confortáveis, funcionais e de bom gosto. Para isso, a organização da mostra promoveu uma palestra com o objetivo de orientar os 69 profissionais participantes acerca dos procedimentos necessários para viabilizar e desenvolver, de maneira sustentável, os projetos dos 45 ambientes da mostra. A oradora foi Paola Figueiredo, diretora do Grupo Sustentax, que é apoiador institucional da mostra desde o ano passado.
Durante a palestra, foram abordados os materiais e práticas mais indicadas nos projetos arquitetônicos, como, por exemplo, a importância do uso de madeira legal, do aproveitamento de luz e ventilação naturais, uso racional de água, dentre outras dicas. Foi recomendada ainda a preferência por produtos com certificados e atestados que garantam a sustentabilidade, pois eles incorporam aspectos de responsabilidade social, ambiental e de saúde para as pessoas.
“Todos os ambientes da Casa Cor Goiás 2010 serão avaliados pela Sustentax por meio de uma planilha de sustentabilidade, e cada item sustentável utilizado no espaço será indicado de forma diferenciada, facilitando assim o seu reconhecido pelo público”, esclarece a diretora do grupo, Paola Figueiredo. Dessa forma, quanto mais itens sustentáveis sejam empregados, maior será o destaque do ambiente junto aos visitantes, “o que é mais um estímulo para que os profissionais se aprofundem sobre o tema, resultando em benefícios para a mostra e também em seus projetos pessoais”, completa.
A designer de interiores Wanessa Clara, que esteve presente à palestra, afirma que pretende trabalhar ao máximo a sustentabilidade no ambiente que desenvolverá para a mostra, como forma de ressaltar as vantagens que podem ser obtidas com o uso de itens sustentáveis nos mais variados espaços. É a mesma opinião da também designer de interiores Maria Célia Morais, que destaca ainda a orientação profissional como fator primordial para difundir a sustentabilidade nos projetos arquitetônicos em geral.
Em 2009, o Grupo Sustentax foi o responsável pela introdução e conscientização dos profissionais sobre o tema sustentabilidade e as vantagens de sua utilização na elaboração dos ambientes. Já em 2010, a idéia é ter a sustentabilidade empregada de forma efetiva em todas as etapas dos projetos, desde a criação, concepção, implantação e durante a mostra e também na sua desmontagem. A primeira meta é reduzir o lixo em 70% e, para alcançar o objetivo simbólico do selo Lixo Zero, os materiais descartados serão separados em categorias. A elaboração dos projetos leva em conta a utilização dos materiais após o uso, conhecida como design reverso. Com o tema “Sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz”, a Casa Cor Goiás 2010 acontece de 7 de maio a 15 de junho, na Alameda Ricardo Paranhos, em Goiânia.
(Com informações de Doris Costa e Taysa Lara, da Assessoria de Imprensa da Casa Cor Goiás 2010)

Nenhum comentário: