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quarta-feira, 12 de agosto de 2009

"Só más notícias vendem jornal"

No blog "Novo em Folha", escrito por Ana Estela de Sousa Pinto:
Aproveitando que falei do Ricardo Kotscho em dois posts desde ontem, coloco uma polêmica que ele levantou em seu blog Balaio do Kotscho.
"Boa notícia não dá Ibope. Povo gosta de pão e circo" é o título do post. Um trecho:
"Será verdade o que está no título deste post? Você concorda? O tema foi levantado pelo leitor Humberto, que se identifica aqui como Eureka, em comentário enviado às 18:16 de sexta-feira, a respeito de um texto que escrevi sobre o crescimento da produção de borracha no sul da Bahia e a mudança na vida de pequenos lavradores.
Escreveu ele: 'Kotscho, boa notícia não dá ibope. O povo é cruel, gosta de pão e circo, leões comendo gente, gladiadores se matando, disso o povo gosta'.
(...) No mesmo dia, outros comentaristas aqui do blog fizeram críticas à imprensa por não publicar as chamadas boas notícias, que também existem, limitando-se a encher suas páginas e telejornais com coisa ruim, que não falta.
De fato, tenho notado que a quantidade de comentários enviados quando trato em minhas viagens de temas mais amenos, falando de pessoas anônimas ou lugares ainda pouco explorados, que estão fazendo alguma coisa nova e boa, costuma ficar bem abaixo da média.
Acho que isto é próprio da natureza humana, tanto aqui como em qualquer outro lugar do mundo, onde os jornais populares, como os tablóides ingleses, sempre vendem mais do que os chamados jornais de prestígio.
(...) Basta colocar no título do post o nome de alguma celebridade global que causa polêmica, como Faustão, Bial ou Galvão, que logo vem uma chuva de comentários, um dos indicadores de audiência na blogosfera. Meter o pau em políticos e governantes ou tratar da eterna guerra entre tucanos e petistas é outra receita que não tem erro.
(...) Claro que ninguém sobrevive sem bilheteria e nós precisamos atender ao gosto da freguesia, mas eu me acostumei a dar murro em ponta de faca e tratar de assuntos que não estão na mídia. Caso contrário, ficaria tudo sempre muito igual, quer dizer, muito chato. Basta ver os destaques nos diferentes portais: são sempre os mesmos."
Para ler tudo,
CLIQUE AQUI.
E vocês: concordam que só más notícias vendem jornal?

Um comentário:

Anônimo disse...

Não resta dúvida que quando acontece alguma tragédia ou algo de anormal ou inesperado na política,futebol,etc,vende-se mais jornais,sendo a notícia excelente ou péssima; não acho muito correto dizerem que o povo só gosta de "circo" e más notícias. É claro que estamos falando mais das notícias que envolvem situações pouco rotineiras,mas,lemos jornais de qualquer forma,todos os dias.Os responsáveis,ùltimamente,pela corrida às notícias e portanto,uma provável maior venda de jornais,tem sido os políticos do senado e esse presidente horroroso.Mariana