Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 22 de abril de 2008

Diretor da CAF avalia construção de viadutos

O diretor-adjunto para Análises e Programação Setorial de Infra-Estrutura da Corporação Andina de Fomento (CAF), Diego Sánches, fez uma avaliação positiva do andamento das construções dos viadutos. Ele esteve em Feira de Santana na semana passada. Visitou todos os canteiros e o local onde as vigas usadas nos viadutos estão sendo feitas.
Conversou com o secretário de Planejamento, Carlos Brito, com engenheiros das empresas que fazem o serviço, observou atentamente os projetos, principalmente os de cálculos estruturais, e o fluxo de cada setor e levou para Caracas relatórios detalhados sobre as obras para análises futuras.
Ele disse que a visita foi técnica e que será rotineira à medida que as construções avancem. Foram observados aspectos de engenharia, entre outros. “É uma supervisão para observar se as obras estão sendo feitas de acordo com o programa”. Revelou que elabora um relatório sobre a qualidade do que está sendo feito.
Diego Sánches disse que também observa aspectos legais das empresas que ganharam a licitação para a construção dos viadutos, o consórcio Top-Tranenge, e a empresa contratada para fiscalizar a obra, o consórcio Projel-Prisma. “Vemos se ela é idônea e tem experiência no setor”. Outros aspectos são o componente ambiental, bem como o social, mais segurança.
O diretor disse também que uma das suas análises é com relação ao valor do empréstimo. “Verificamos se os recursos são suficientes para que as obras sejam concluídas”. Segundo ele, a fiscalização está prevista no contrato de financiamento da CAF. A instituição emprestou a Prefeitura de Feira de Santana mais de 11 milhões de dólares. A obra tem contra partida do município.
O secretário Carlos Brito disse que o município apresentou todos os documentos solicitados pelo diretor-adjunto da CAF. “É natural que eles façam estas visitas técnicas e de fiscalização. Isto é bom para ambas as partes, porque a instituição pode observar que as obras seguem no seu ritmo normal, que as empresas contratadas obedecem os parâmetros definidos por eles e que tudo que foi acordado está sendo cumprido pelo município”.
Quatro dos cinco viadutos estão sendo construídos. O mais adiantado é o localizado entre as avenidas Getúlio Vargas e João Durval Carneiro. Os outros, em obras, ficam nos cruzamentos das avenidas Getúlio Vargas/Noide Cerqueira/Eduardo Fróes da Motta, Maria Quitéria/Francisco Fraga Maia/Eduardo Fróes da Motta e na Rótula da Cidade Nova. O quinto equipamento vai ser construído entre as avenidas João Durval Carneiro/Ayrton Senna/Eduardo Fróes da Motta.
A CAF, sediada na Venezuela, é uma instituição multilateral formada por vários países sul-americanos, voltada para financiar projetos de desenvolvimento e infra-estrutura para melhoramento dos municípios.

Nenhum comentário: