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No Domingo de Páscoa

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sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Pesquisa apresenta intenção de compras dos consumidores para o Natal

A melhor data de vendas para o comércio esta se aproximando e para conhecer melhor o perfil do consumidor e as suas necessidades de consumo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), através do seu Centro de Pesquisas e Estatística realizou uma Pesquisa de Intenção de Compras para o Natal. Foram ouvidos 200 consumidores no centro comercial no mês de outubro com margem de erro de 5% para mais e para menos.
Perfil dos entrevistados
91,5% dos entrevistados são de Feira de Santana, sendo 65,50% do sexo feminino e 34,50 % do sexo masculino. A faixa etária é bem variada, 16,50% estão entre os 20 e 25 anos, 18% entre os 26 e 30 anos e 24,50% entre os 31 a 40 anos.
Quanto ao grau de instrução, 71 % dos entrevistados tem acesso ao segundo grau, sendo 16,50% incompleto e 54,50% completo. 84,50% estão inseridos no mercado de trabalho, sendo 49 % empregados e 35,50% autônomos.
A maioria dispõe de no máximo três salários mínimos (83,50%). Em conjunto com a faixa de até cinco salários mínimos, atinge-se o percentual de 91% dos consumidores, incluída a faixa com limite de oito salários mínimos, forma-se um total de 95%. No outro extremo, a classe acima de dez salários mínimos só abarca 0,50% dos consumidores entrevistados.
Comparando a evolução da renda dos entrevistados entre 2009/2008 a maior parte, 57,50%, permaneceu estável, apenas na renda de 29% houve aumento, enquanto 13,50% tiveram diminuição.
A grande maioria dos consumidores abordados (81%) compra com parcelamentos em até seis vezes sendo 48% até 3 parcelas; 33% entre 4 a 6 vezes; 4,50% até 10 e apenas 2,50% em mais de 10 prestações.
Intenção de compras
Os planos para o 13º salário são variados, 24,50% pretende quitar as dívidas, 14,50% gastar com novas compras e 12,50 % pretende poupar.
A tradição de presentear no Natal continua forte, 77,50% dos entrevistados pretende distribuir presentes nas festas natalinas. 53% vão comprar presentes no valor de até R$ 100,00 e 19,50% até R$ 200,00.
Muitos consumidores ainda não decidiram o que vão comprar. 25 % não sabiam e 23 % não responderam, em um total de 48%. Roupas e perfumes com 21% e 9%, respectivamente, são os produtos que deverão receber maior procura.
86,50% dos entrevistados preferem realizar suas compras no comércio de rua. Havendo disponibilidade, a intenção mais frequente é realizar o pagamento em dinheiro (53,50%). O uso de cartão ocupa o segundo lugar com 42%, sendo 38,50% com cartão de crédito e 3,50% cartão de loja.
Na hora de decidir as compras, 28,50% são influenciados pelas mercadorias em promoções, 24,50% pelo preço, 18% pela qualidade do produto e 17 % pelo atendimento.
Quando questionados sobre quais produtos gostariam de adquirir para uso pessoal, 43,50% pretendem comprar roupa e 21% calçado. Mantendo a tradição de usar roupas e calçados novos no Natal.
Para a maioria (55,50%) o atendimento dispensado aos clientes no comércio é regular, 26,50% consideram bom, 8% ótimo e 10% ruim. A soma de pessoas que consideram o atendimento regular e ruim é de 65,50 %, havendo a necessidade de melhoria.
Baixe a íntegra da pesquisa : Pesquisa Natal.
(Com informações de Carla Matos, da Assessoria de Comunicação da CDL)

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