Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir



sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Próxima edição do Cinema no Casarão em fevereiro de 2026

 Como foi a sexta edição do projeto na Sala Dimas Oliveira





O fotógrafo e historiador Angelo Pinto e o jornalista e memorialista Dimas Oliveira foram os palestrantes na noite desta sexta-feira, 28, n
o Projeto Cinema no Casarão, que aconteceu na Sala Dimas Oliveira - que recebeu placa - do Casarão Fróes da Motta, após apresentações dos filmes documentários "Inauguração do Sistema de Abastecimento de Água da Cidade" (1957) e "Inauguração do Centro de Abastecimento" (1976), do acervo de Dilson Barbosa, mais "Ser Tão", de José Umberto.

Com propriedade, Angelo Pinto dissecou os dois documentários históricos. Um com cenas da inauguração do sistema de água em  Feira de Santana, pelo prefeito João Marinho Falcão em 26 de janeiro de 1957 e outro com a inauguração do Centro de Abastecimento em 1976, pelo prefeito José Falcão da Silva. Ele refletiu a importância dos registros fotográficos e vídeos para a preservação da história de uma cidade, relatando fatos e curiosidades referentes aos dois acontecimentos.

Por sua vez, Dimas Oliveira contou da experiência de ser assistente de direção de "Ser Tão" e tratou sobre o autor e sua forte ligação com Feira de Santana. O filme utiliza o painel de Lenio Braga, no Terminal Rodoviário como protagonista. Ele apresentou detalhes sobre a realização do filme. A partir do painel cenas retratam a feira livre, o ritmo e a rotina de pessoas envolvidas em suas atividades. Os rostos simples, suados, desgastados pela labuta do dia a dia, os sorrisos, os gestos... um cenário envolvendo beleza e simplicidade. Poesia.

Foi mais uma realização da Fundação Senhor dos Passos e deo Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie E. Poppino, sendo a sexta edição do projeto. 

O Cinema no Casarão não terá programação no próximo mês de dezembro. O projeto voltará no mês de fevereiro de 2016, segundo o presidente da Fundação Senhor dos Passos, Péricles Marques.

Presenças

Casais presidente da Fundação Senhor dos Passos Péricles Marques com Amália, José Raimundo de Azevêdo e Sarah Pires, Pititiu Miranda e Ivany Nunes, Cícero Barreto e Marilene Barreto, professor Antonio Pereira da Cruz Neto, Antonio Nascimento de Oliveira, Cristina Alves, e mais.

Nenhum comentário: