Professora Sandra Nívia Soares de Oliveira é criadora do Projeto Alfagaris
Na tarde de sexta-feira, 28, no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (IUefs), aconteceu a sessão solene em que a Academia de Educação de Feira de Santana fez entrega do 12º Prêmio Educador do Ano Governador Luiz Viana Filho - 2025, à professora Sandra Nívia Soares de Oliveira, docente daquela Instituição.
Foi uma solenidade belíssima, com um expressivo público, não só a Administração Superior da Uefs, na pessoa da reitora, professora Amali Mussi, da vice-reitora Rita Brêda, mas também dos pró-reitores, além de docentes, funcionários, alunos, familiares e amigos da homenageada e a presença dos alunos do Projeto Alfagaris, coordenado pela professora. Sandra Nívia, verdadeiros protagonistas daquele evento.
Ao saudar a homenageada, em nome da Academia de Educação, a vice-presidente professora Marilda Carneiro Santos observou que "não homenageamos apenas um profissional e sim, um ideal. O ideal de que a educação é o caminho mais sólido para o desenvolvimento humano, social e cultural de uma comunidade".
A homenageada fez um belíssimo pronunciamento, emocionada e feliz, discorrendo a sua trajetória, na Uefs, inicialmente como estudante de Pedogogia e hoje integra o quadro de docentes. Disse que o Projeto Alfagaris é um diferencial na sua vida profissional e refletiu que não se trata apenas de alfabetizar mas atuar na reconstrução de cidadania, de direito, de dignidade, especialmente para trabalhadores marginalizados, valorizando suas trajetórias. Agradeceu à equipe da Uefs e à empresa Sustentare, parceira do projeto.
Também a reitora Amali Mussi fez um breve pronunciamento, dizendo que teve a alegria de participar da criação do Projeto Alfagaris tão logo assumiu a Reitoria em 2015, enaltecendo o trabalho que vem sendo fortalecido a cada ano, especialmente a partir de 2019, quando a professora Sandra Nivia assumiu a coordenação do mesmo.
O presidente da Academia de Educação, professor José Raimundo Pereira de Azevêdo encerrou a solenidade com palavras de agradecimento à Uefs, aos presentes, especialmente aos alunos do Projeto Alfagaris, parabenizando a Sandra Nívia pelo trabalho que realiza como professora daquela Instituição.
Foi um excelente evento, com significativa exposição pública da Academia de Educação, estabelecendo uma relação institucional com a Uefs. Pode-se dizer que a Uefs conheceu a Academia e a Academia entrou na Uefs. Os acadêmicos, todos eles fizeram ou ainda fazem parte daquela Instituição, inclusive os ex-reitores Yara Cunha e Josué Mello que se encontravam presentes, foram todos muito aplaudidos.
Enviado pela Academia de Educação de Feira de Santana

Nenhum comentário:
Postar um comentário