Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Centenário da professora Francelina Daltro

 


A professora Francelina Campos Daltro de Castro completa 100 anos nesta quinta-feira, 24. Natural de Pontal - Ilhéus. Cursou do Primário ao Curso Normal no Convento Nossa Senhora da Piedade, em Ilhéus. Estudou música no Reformatório de Música em Ilhéus.

Em Feira de Santana, ensinou Canto Orfeônico no Instituto de Educação Gastão Guimarães (IEGG) e Colégio Santanópolis até 1968. Dava aulas particulares de piano. Foi regente da Banda Marcial e do Coral do Colégio Santanópolis.  

Em 1969, mudou-se para Salvador e ensinou Música no Colégio Central da Bahia, onde também foi coordenadora, de 1972 a 1981. Foi regente do Coral da Escola Parque Anísio Teixeira e do Colégio Central da Bahia, os dois em Salvador. Em 1973, cursou Pedagogia pela Faculdade Olga Mettig, formando-se em 1976. Aposentou-se em 1981.

Submeteu-se ao vestibular de Belas Artes pela Ufba, sendo classificada em primeiro lugar, formando-se aos 66 anos de idade, em 1983. Posteriormente, fez graduação em História das Artes, também pela Ufba.

A partir de 1986, coordenou o Centro de Fomento ao Artesanato (CFA) no Pelourinho, ligado ao artesanato do Instituto Mauá. Fez reformas nos vitrais e pinturas do Palácio da Aclamação. Em 1987, participou de concurso da Prefeitura Municipal de Salvador, quando foi premiada com a primeira colocação, com o quadro "Zumbi dos Palmares", o qual se encontra na Câmara Municipal de Salvador.

Foi casada com Osvaldo Marins Daltro de Castro (falecido em 1997), que foi orador do Colégio Santanópolis. O casal teve sete filhos: Nadja Daltro, cantora lírica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro; Vânia, falecida ainda bebê; Andréa Daltro, cantora lírica popular e professora de canto; Dan, bancário aposentado; Ana Rosa; Fátima, nome artístico Fafá Daltro, bailarina clássica e de dança moderna, coreógrafa, professora doutora da Escola de Dança da Ufba; e Frances.

Nenhum comentário: