Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Promoção de filmes de propaganda comunista há 40 anos


Graças ao trabalho de garimpagem de acontecimentos marcantes do pretérito pelo Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie E. Poppino, vem à tona um fato que nem me lembrava mais, resultado de pesquisa feita a partir de material disponível e de domínio público no Arquivo Nacional
Em Feira de Santana, existia o Foto-CineClube Olney São Paulo, lançado em maio de 1980, há 40 anos, sob o patrocínio da Diretoria de Vida Universitária da Universidade Estadual de Feira de Santana (DVU/Uefs).
Segundo informação anotada pelo Centro de Informações do Departamento de Polícia Federal (DPF) - na época carimbado como CONFIDENCIAL  - tinha "à frente, os elementos ADROALDO QUINTELA SANTOS, professor universitário; DÉCIO FLÁVIO QUINTELA SANTOS, presidente do Diretório Acadêmico de Ciências Econômicas da Uefs;  DIMAS OLIVEIRA, funcionário da Prefeitura Municipal e colunista do jornal ‘Feira Hoje’."
Diz mais o informe que "Na semana de lançamento do citado CineClube foram exibidos os seguintes filmes: "TERRA", "A GREVE" e "ACONTECIMENTOS DE MARUSIA ".
A anotação é encerrada com a informação de que "Após a exibição dos filmes, foram feitos alguns debates entre os presentes, sobre o tema de cada filme. No primeiro deles, "Terra ", a explanação foi feita pelo professor Adroaldo Quintela Santos, que ressaltou a importância do CineClube e o trabalho desenvolvido por Dimas Oliveira. "
Os três filmes – todos de propaganda comunista

"Terra" (Lemlya), de Aleksandr Donjenko, 1930, filme soviético mudo

"A Greve " (Stachka), de Sergei Eisenstein, 1925, filme soviético mudo

"Acontecimentos de Marúsia " (Actas de Marusia), de Miguel Littin, 1975, filme mexicano.

Nenhum comentário: