Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sábado, 21 de dezembro de 2019

Maria Quitéria de Jesus


Há quase 67 anos, na edição de 21 de fevereiro de 1952 de "Imprensa dos Municípios", a transcrição de artigo assinado por Antonio Manoel de Araújo (09.07.1924-29.07.2006) publicado no semanário "Vanguarda", que se editava em Feira de Santana.
..............................................
"Heróis! Como o cedro augusto
Campeia rijo e vetusto
Dos sec'los ao perpassar,
Vós sois os cedros da história
A cuja sombra de glória
Vai-se o Brasil abrigar".
CASTRO ALVES
..............................................
"Se um povo existe, ufanoso por haver conquistado de pé a sua independencia, esse foi o povo brasileiro. Não se ajoelhou perante a corte nem beijou os pés dos reis. Assim é a historia da nossa independencia exuberante de lutas bravas e denodadas, de heroismos, cuja dramaticidade, nem a pena sábia dos historiadores, nem a épica dos poemas puderam descrever em toda sua autenticidade.
Diverso, mui diverso daquele brado eloquente, romantico e impulsivo do principe 'às margens placidas do Ipiranga' foi a conquista da nossa independencia. 'Independencia ou morte'. Já na Bahia um brado mais forte que eloquente, mais dramático que romantico, vinha tisnando o solo pátrio com o sangue de bravos. Era a morte pela independencia. 'A pugna imensa travara-se nos cerros da Bahia.'
Foi nessa 'pugna imensa' que surgiu, dentre os bravos, a figura gigantesca de u'a mulher sertaneja; flor do agreste do sertão, levando de Feira de Santana - seu torrão natal - às margens ensanguentadas do Paraguaçu, como chama vivificante aos bravos cachoeiranos todo o fogo de uma alma incandescente de amor à pátria, para ali, da Cachoeira heroica, marchar ombro a ombro com os soldados pela vitória dos nossos direitos que a corte Portuguesa, à passos largos, restringia.
Grande exemplo de coragem! Exemplo de amor à pátria! Profundo e incomparavel amor à pátria, pois foi esse o único sentimento que Maria Quitéria de Jesus levara em seu peito, quando abandonara o lar paterno em defesa de um lar maior - o Brasil! Nenhum outro sentimento conduziria em sua alma de mulher.
Era a ardencia pura e nata do patriotismo.
Um dever de gratidão e justiça impõe-se à geração presente no culto perene dos que a glorificaram no passado - transmitir à gerações provindouras esse culto de veneração para que a pátria possa sempre sentir-se abrigada dos feitos gloriosos dos seus filhos.
Aproxima-se o centenário de morte da grande heroina Maria Quiteria. Movimente-se a Bahia no sentido de celebrar condignamente essa efeméride. Esse movimento valoroso e patrioticamente vanguardeado pelo grande bahiano ministro Simões Filho e apoiado pelo governador do Estado, vem sendo dirigindo pelo poeta, jornalista, educador e historiador bahiano prof. Pereira Reis Junior. Que seja uma grande festa para que a nossa heroina tenha uma glorificação à altura dos louros que lhe ornaram a fronte, constituindo assim, um marco triunfal de uma geração grata e reconhecida!
E nós feirenses, que palmilhamos o mesmo chão que serviu de berço a Maria Quiteria de Jesus e vivemos sob o mesmo céu que testemunhou sua vida heroica, nós feirenses temos um dever mais imperioso e mais sagrado.
Unamo-nos, pois, para que a Feira possa ser grata ao nome aureolado da 'destemida Penthesilea' que, escrevendo em nossa historia a mais bela página de heroismo, tornou-se a joia mais valiosa da nossa gloriosa tradição! E a nossa tradição não seja apenas uma linda historia a acalentar o nosso orgulho e a engalanar a nossa recordação; seja antes de tudo uma forte e gloriosa historia, ligando na distancia dos anos a presença indestrutível e incorrupta da nossa consciencia democratica - fonte perene dos mais elevados anseios de liberdade!"
Observação: Texto transcrito conforme o original

Nenhum comentário: