Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Lançamento nacional - Orient CinePlace Boulevard

Lançamento nacional - Orient CinePlace Boulevard
14h30 - 15 -17h30 - 18 - 20h30 - 21 (Dublado)

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Hércules no cinema



O semideus Hércules está de volta ao cinema com dois filmes sobre o musculoso herói da mitologia grega, filho de Zeus com a mortal Alcmena.
O primeiro filme a ser lançado no Brasil - já foi lançado nos Estados Unidos - é "Hércules" (The Legend of Hercules), de Renny Harlin (dos filmes "Duro de Matar 2" e "Risco Total"), com Kellan Lutz (da saga "Crepúsculo") no papel-título. Entra em cartaz em Feira de Santana, no Orient Cineplace, nesta sexta-feira, 7
O segundo filme, no original, "Hercules", ainda sem título em português, tem lançamento previsto para 5 de setembro no país. É dirigido por Brett Ratner e com Dwayne Johnson como o personagem lendário.
No final dos anos 50 e início dos anos 60, foram realizados vários filmes sobre o herói. O primeiro deles, "As Façanhas de Hércules" (Le Fetiche di Ercole), em DVD lançado como "Hercules Unchained" - tenho na minha coleção -, de Pietro Francisci, 1958, produção ítalo-espanhola, com Steve Reeves (Foto: Reprodução) como o semideus e as belas Sylva Koscina, Gianna Maria Canale, Luciana Paluzzi no elenco. Em Feira de Santana foi exibido - e assistido - no Cine Madrid, em 1961.
O mesmo Pietro Francisci dirigiu e o mesmo Steve Reeves atuou em "Hércules e a Rainha da Lídia" (Ercole e la Regina di Lídia), em 1959, produção ítalo-franco-espanhola. No elenco, Sylva Koscina, Sylvia Lopez e Patrizia Della Rovere.
Em 1961, a vez da produção ítalo-francesa "Hércules na Conquista de Atlântida" (Ercole alla Conquista di Atlantide), de Vittorio Cottafavi, com Reg Park como Hercules mais Fay Spain e Laura Altan, além dos conhecidos Ettore Manni, Enrico Maria Salerno, Ivo Garrani e Gian Maria Volonté. Foi exibido em Feira em 1963, no Madrid, primeiro filme visto naquele ano. Tenho na minha coleção de DVD.
Ainda em 1961, a produção italiana "Hércules no Centro da Terra" (Ercole al Centro della Terra), de Mario Bava, com o mesmo Reg Park mais Christopher Lee, Leonora Ruffo, Marisa Berti e Ida Galli. Foi exibido - e visto - nesta cidade em 1964, no Madrid. Também tenho em DVD.
Em 1962, a produção ítalo-francesa "A Fúria de Hércules" (Furia di Ercole), de Gianfranco Parolini, com Brad Harris como o personagem mitológico.
Em 1963, novo intérprete, Kirk Morris, apareceu no filme italiano "Hércules, Sansão e Ulysses" (Ercole Sfida Sansone), de Pietro Francisci. No ano seguinte, o Brasil titulou "La Valle dell’Eco Tonante", de Tanio Boccia, como "Hércules, o Invencível" - o personagem de Kirk Morris era Maciste. Em 1965, outra confusão com a produção ítalo-egípcia "O Conquistador de Atlântida" (Il Conquistatore di Atlantide), de Alfonso Brescia. Kirk Morris aparece como Heracles, outro nome de Hércules, mas o título inglês é "Goliath and the Dragon" (Golias e o Dragão).
Também em 1963, o início de nova série de filmes com Sergio Ciani, aliás Alan Steel, como Hércules: o italiano "Golias e o Cavaleiro Mascarado" (Golia e il Cavaliere Mascherato), de Pietro Pierotti - Golias e Hércules são os mesmos; o italiano "Hércules Contra o Corsário Negro" (Sansone Contro il Corsaro Nero), de Luigi Capuano, 1964 - Sansão é o personagem e não Hércules do título brasileiro; "Hércules Contra Roma" (Ercole Contro Roma), co-produção ítalo-francesa, de Piero Pierotti, 1964; e "Maciste e a Rainha de Samar" (Maciste e la Regina di Samar), co-produção franco-italiana, de Giacomo Gentilomo, 1964
Gordon Scott, que fez Tarzan em seis filmes, entre 1955 e 1960, também interpretou o herói no ítalo-francês "Hércules Contra Moloch" (Ercole Contro Molock), de Giorgio Ferroni, 1963 - também exemplar da coleção de DVD - , e no ítalo-americano "Hercules and the Princess of Troy", de Albert Band, 1965, não exibido no Brasil.
Reg Park também fez Hercules na produção italiana "O Desafio dos Gigantes" (La Sfida dei Giganti), de Maurizio Lucidi, 1965.
Em 1983, a produção ítala-americana "Hércules" (Hercules), com Lou Ferrigno.
Até comédia foi realizada com o personagem. Exemplo: "Os Três Patetas Contra Hércules no Olimpo" (The Three Stooges Meet Hercules), de Edward Bernds, 1962, com Samson Burke como Hércules.
Outra comédia foi o filme australiano "O Retorno Hércules" (Hercules Returns), de David Parker,  1993, com Des Mangan no papel.
Por fim, mais recentemente, em 1997, a Disney realizou a animação "Hércules" (Hercules), de Ron Clemens e John Musker.

Nenhum comentário: