Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Bandido cruel, Lucas da Feira merece homenagem?


"Adeus Saco do Limão".
Neste ano de 2014, ainda bem, não foi lembrado o bicentenário mais dez anos de Lucas Evangelista (1804-1849). Feira de Santana não comemorou os 210 anos de nascimento de Lucas da Feira.
Nem os que defendem Lucas da Feira fizeram lobby para tal finalidade. A data de seu nascimento é 18 de outubro, dia de São Lucas, daí o seu nome em cima do calendário católico.
A maioria considera Lucas da Feira como um temível chefe de um bando, terror de Feira de Santana e região durante 20 anos, um cangaceiro, um bandido cruel, que não merece nem ser lembrado e sim ser esquecido para sempre. Como conta a história, ele acabou condenado à forca.
Pelos seus feitos criminosos, Lucas tornou-se personagem da literatura, até mitificado, como se fosse um Robin Hood sertanejo, que roubava dos ricos para dar aos pobres. Por ser negro, também virou símbolo de luta contra a escravidão.
Ele foi retratado em “Lucas, O Demônio Negro”, romance folclórico de Sabino de Campos, em 1957, no “ACB de Lucas da Feira”, cordel de Souza Velho, e em “Lucas, O Salteador”, de Virgílio Martins Reis e Artur Cerqueira Lima. 
A maior obra - inclusive em tamanho - das artes plásticas feirenses é "O Flagelo de Lucas" (Foto: Reprodução), tela pintada por Carlo Barbosa, que pertence ao Município e está emprestado - e relegado ao abandono - ao Museu Regional de Arte, do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). 
Outra data relacionada a Lucas da Feira é 26 de setembro. Nessa data, há 165 anos (1849), ocorreu o seu enforcamento, no Campo do Gado (hoje, praça D. Pedro II).
O bandido Lucas da Feira nunca foi retratado no cinema brasileiro, que é tão afeito a personagens do cangaço e bem voltado para personagens marginais e bandidos. O cineasta feirense Olney São Paulo até que tinha projeto de fazer um filme sobre Lucas, mas morreu antes de concretizar o intento.
"Para findar o meu destino". 

Nenhum comentário: