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terça-feira, 26 de março de 2013

Como era o cinema na semana santa


Jennifer Jones em "A Canção de Bernadete", visto na Sexta-Feira da Paixão de 1962, no Cine Íris
Foto: Reprodução
 
Com a semana santa, a Sexta-Feira da Paixão, a lembrança dos anos 50 e 60, com a visão anual do filme "Nascimento, Vida, Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo", ou simplesmente "Vida de Cristo", sempre com as mesmas cópias estragadas que pareciam pertencer aos cinemas de então - Madrid, Íris, Plaza, Santanópolis e Santo Antônio.
Eram sessões praticamente contínuas, a partir das 14 horas, que atraíam muita gente às salas (tanto o Cine Íris como o Cine Santanópolis possuíam mais de 1.000 lugares). Assistir ao filme religioso fazia parte da tradição do dia santo, antes, durante ou depois de participar da procissão do Senhor Morto.
O filme era mudo, sem créditos (de elenco, direção, roteiro), com entre-títulos, mas causava comoção no público, mesmo sem mostrar a face de Cristo na crucificação.
De quando em vez um filme como "A Canção de Bernadete" (The Song of Bernadette), sobre a adolescente francesa que tem uma visão e os moradores consideram que a imagem é da Virgem Maria. Com direção de Henry King e Jennifer Jones ganhando o Oscar de Melhor Atriz em sua estréia no cinema. O filme também ganhou o prêmio nas categorias Melhor Fotografia, Trilha Sonora e Direção de Arte, em 1943. Foi visto na Sexta-Feira da Paixão de 1962, no Cine Íris. Outro filme foi "O Beijo de Judas", sem mais referências.
A tradição foi quebrada em 1972, com o Santanópolis passando a ser Cine Timbira. Na primeira semana santa, a programação de "O Passageiro da Chuva" (Le Passager de la Pluie), de Renè Clément, 1970, um filme de ação com Charles Bronson e Marlene Jobert. Desde então, quase que nunca mais um filme religioso como antigamente.
Esta matéria foi postada originalmente 4 de abril de 2007, depois em 21 de março de 2008, 8 de abril de 2009, 1º de abril de 2010, 21 de abril de 2011, 6 de abril de 2012 e agora revisada e ampliada em 26 de março de 20123.


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