Por Sergio Oliveira
O sistema de cotas. É justificado, segundo os defensores, para que haja o resgate de uma dívida social, com as pessoas de raça negra, por exemplo. Exemplifiquemos: duas pessoas, uma de pele branca e outra de pele negra, integrantes da mesma classe social, nascem no mesmo bairro; estudam o ensino fundamental na mesma escola, na mesma sala, com os mesmos professores, da primeira até a oitava série; depois estudam juntas o ensino médio, também na mesma escola, na mesma sala e com os mesmos professores. Ambas, ao concluirem o ensino médio, assimilaram os mesmos conteúdos. Ou não? Aí, ao disputarem o vestibular numa universidade pública, ou participarem de um concurso público, uma delas disputa em igualdade de condições com todos os outros, ao passo que a outra é beneficiária do sistema de cotas. Por que? Tanto no vestibular, quanto no concurso, quando estes são organizados, os conteúdos mínimos exigidos são os mesmos para as duas, que estudaram nas mesmas escolas, com os mesmos conteúdos, tendo, portanto, o mesmo nível (ou a possibilidade de ter) de conhecimento.
Em todo o concurso público, por exemplo, seja em nível de ensino médio, quanto os que exigem o terceiro grau, as pessoas só podem inscrever-se se preencherem este requisito (ter o ensino médio ou o nível superior), seja a cor da pele que tiverem e, desta forma, ao se adequarem a isto, concorrendo com os mesmos conhecimentos. Ou não? Por que as cotas?
* Sérgio Oliveira é de Charqueadas-RS
O sistema de cotas. É justificado, segundo os defensores, para que haja o resgate de uma dívida social, com as pessoas de raça negra, por exemplo. Exemplifiquemos: duas pessoas, uma de pele branca e outra de pele negra, integrantes da mesma classe social, nascem no mesmo bairro; estudam o ensino fundamental na mesma escola, na mesma sala, com os mesmos professores, da primeira até a oitava série; depois estudam juntas o ensino médio, também na mesma escola, na mesma sala e com os mesmos professores. Ambas, ao concluirem o ensino médio, assimilaram os mesmos conteúdos. Ou não? Aí, ao disputarem o vestibular numa universidade pública, ou participarem de um concurso público, uma delas disputa em igualdade de condições com todos os outros, ao passo que a outra é beneficiária do sistema de cotas. Por que? Tanto no vestibular, quanto no concurso, quando estes são organizados, os conteúdos mínimos exigidos são os mesmos para as duas, que estudaram nas mesmas escolas, com os mesmos conteúdos, tendo, portanto, o mesmo nível (ou a possibilidade de ter) de conhecimento.
Em todo o concurso público, por exemplo, seja em nível de ensino médio, quanto os que exigem o terceiro grau, as pessoas só podem inscrever-se se preencherem este requisito (ter o ensino médio ou o nível superior), seja a cor da pele que tiverem e, desta forma, ao se adequarem a isto, concorrendo com os mesmos conhecimentos. Ou não? Por que as cotas?
* Sérgio Oliveira é de Charqueadas-RS

Um comentário:
Acho que o ÚNICO resgate de uma dívida social como esta, seria o governo ter a responsabilidade que lhe é devida de melhorar e muito lá na base, prá TODOS os estudantes, independente de cor ou raça e poder aquisitivo. Não adianta quererem começar pelo degrau de cima dessa escada de prioridades, porque dificilmente teremos nesses cotistas, no futuro, algum bom profissional, na profissão que escolheu. Pelos petistas e falsos socialistas, importa o momento(deles, os políticos governistas).O futuro, com maus profissionais, depois cada um se vira como puder.
Uma irresponsabilidade.
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