Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 27 de março de 2012

De volta ao tema: Cotas raciais?

Por Sérgio Oliveira

Sob a responsabilidade da Cesgranrio, o concurso Caixa 2012 é destinado a formação de cadastro de reserva para o cargo de técnico bancário novo (carreira administrativa), além de advogado, arquiteto e engenheiro nas áreas agronômica, civil, elétrica e mecânica (carreira profissional).
As oportunidades na carreira administrativa exigem do interessado nível médio completo em qualquer área de formação, enquanto que para a carreira profissional é preciso ter formação de nível superior na respectiva área. Está reservada a cota para portadores de necessidades especiais, em conformidade com a legislação pertinente: de cada grupo de 20 candidatos admitidos no pólo de opção, um será pessoa com deficiência considerada aprovada.
Os inscritos ao cargo de técnico bancário novo passarão por três etapas de avaliação, que serão: provas objetivas, prova de redação e, por fim, exames médicos admissionais, os quais serão feitos pelos aprovados e classificados nas duas etapas anteriores e acontecerão conforme as necessidades de provimento da Caixa. Já os candidatos a advogado, arquiteto e engenheiro passarão por provas objetivas, provas discursivas, avaliação de títulos e também exames médicos admissionais, seguindo o mesmo critério anterior.
NOTEM BEM: para a carreira administrativa é exigido dos interessados que tenham o NÍVEL MÉDIO. Portanto, só puderam inscrever-se quem tem o nível médio, não importando a cor da pele da pessoa. Desta forma todos que preencheram o tal requisito estarão concorrendo em nível de igualdade. Alguém poderá dizer que os que têm nível superior também poderão e "levarão vantagem". Nem sempre. Em vários concursos já ocorreu isto e muitos com apenas o nível médio obtiveram melhor classificação do que os de nível superior. PARA QUE COTAS RACIAIS, ENTÃO, COMO TEM SIDO PRECONIZADO?
Já para os cargos de advogado, arquiteto e engenheiro só puderam fazer a inscrição os que tinham diploma nas respectivas áreas, não importando, também, a cor da pele. POR QUE, ENTÃO, DEVERIA EXISTIR O SISTEMA DE COTAS RACIAIS? PRESUME-SE QUE TODOS QUE TENHAM A FORMAÇÃO EXIGIDA TERÃO AS MESMAS CHANCES.
Quanto as cotas para portadores de necessidades especiais é justo, pois, muitas vezes, algumas empresas não querem admitir os mesmos, discriminado-os, mesmo que obtenham uma boa classificação, achando que eles não podem exercer atividade, tal como os não portadores.
* Sérgio Oliveira, aposentyado, é de Charqueadas-RS



Nenhum comentário: