Bastante resistente e rústico, o eco dreno deu as características masculinas que Sandra Diniz deseja refletir no espaço (Foto: Daniel Mansur)
O revestimento é a camada externa que cobre a estrutura de um ambiente dando-lhe acabamento e aspecto visual agradável. Até aí, nenhuma novidade. A inovação está no modo de usar este recurso. Com criatividade, profissionais da área de arquitetura e decoração inventam soluções que protegem a alvenaria e deixam os espaços charmosos e convidativos.
A arquiteta Sandra Diniz sabe exatamente o significado da palavra criar. Ela especificou o revestimento eco dreno, habitual em áreas externas, para o espaço interno de um home office multiuso destinado a jovens empresários . "O eco dreno foi usado no ambiente interno, destinado ao fitness, com o objetivo de deixar o lugar com ar rústico. Além disso, esse material é de fácil manutenção, é bastante resistente e possui textura peculiar", explica a profissional.
Mesmo apostando em uma utilização incomum do eco dreno, a arquiteta manteve o padrão da cor e do revestimento. Essa atitude resultou em um ambiente homogêneo na cor e distinto na textura. Harmonia em dobro. Segundo Sandra, a escolha desse revestimento não foi por um acaso: "A rusticidade e a praticidade de instalação foram fatores determinantes na escolha deste material. Sua textura rústica apresenta coerência com o ambiente, reforçando o aspecto masculino que procurei exaltar".
Nas áreas externas, o eco dreno combina tecnologia com valores ecológicos, estéticos e de resistência, além de facilitar a acessibilidade. "Esse revestimento geralmente é assentado sobre camadas de diferentes materiais, permitindo que a água seja absorvida pelo solo. Ele pode ser usado como painel pré-moldado de concreto, drenante, anti derrapante e atérmico", destaca Sandra. Já no ambiente interno, esse material cai muito bem em áreas secas com pouca demanda de manutenção.
Para conferir de perto o resultado do trabalho com o eco dreno, a dica é visitar o ambiente da arquiteta na Casa Cor Minas 2011, no Alphaville, em Nova Lima. O home office multiuso especificado por Sandra ganhou o título de projeto mais ousado nesta 17ª edição da mostra. O ambiente foi bastante elogiado por um júri de mineiros renomados.
(Com informações de Ana Paula Horta e Fernanda Pinho, da Mão Dupla Comunicação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário