O programa Feira Cidade Digital, implantado pela Prefeitura de Feira de Santana, tem seu funcionamento monitorado diariamente por uma equipe de técnicos em informática. Durante o monitoramento, os técnicos observam se o sinal de Internet está em atividade e solucionam as possíveis falhas de conexão.
Conforme o presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa e administrador do programa, César Orrico, o acompanhamento é realizada também nas antenas retransmissoras instaladas pelo Município.
Já a manutenção das antenas residenciais é da responsabilidade do próprio usuário. “Trabalhamos diariamente para que a população receba o sinal de Internet nos seus pontos de acesso. Caso haja algum problema com o equipamento que o usuário instalou em sua residência, ele deve chamar um técnico para solucionar a situação”, salienta Orrico.
Com 10.480 usuários cadastrados até agora o Feira Cidade Digital está recebendo mais quatro gigabytes para melhorar a velocidade de acesso ao serviço. Totalizando oito gigabytes disponíveis para a população, o sinal de Internet gratuita começa a chegar aos distritos feirenses.
Nesta quarta-feira, 10, a equipe gestora do programa vai instalar na serra de Maria Quitéria, a antena que vai retransmitir o sinal de Internet para os distritos de Feira de Santana. Entre os oito distritos feirenses, o de Humildes é o único que não vai receber o sinal desta antena. Por estar numa localização geográfica distante da nova antena, Humildes vai receber o sinal de Internet através de uma antena localizada no centro de Feira de Santana.
César Orrico declarou também que a Prefeitura adquiriu 159 novos equipamentos de rádio utilizados na transmissão do serviço. Importados de Israel, da empresa Alvarion, os aparelhos estão chegando de forma gradativa e estão sendo instalados simultaneamente. “Assim que chegam, os equipamentos estão sendo instalados pela nossa equipe.
A meta é atingir todo o território pertencente a cidade de Feira de Santana com o serviço. Interligar todas as secretárias municipais também é nosso objetivo”, informa Orrico, lembrando que os serviços de saúde do Município já utilizam da digitalazição.
Quanto a eventuais invasores do serviço prestado pela Prefeitura, César Orrico diz que "não há software para a disponibilização da Internet gratuita, portanto não há invasão". Segundo ele, “o programa não possui um sistema fechado. Apenas disponibilizamos o sinal de Internet. Nossa única medida restritiva é não permitir o acesso a páginas (como sites pornográficos) que não tenham cunho educativo e informativo”, enfatiza.
Para obter informações sobre as áreas que já contam com a cobertura do Feira Cidade Digital, como se cadastrar e como utilizar o serviço o interessado deve entrar em contato através do telefone 0800 075 7171 ou do site http://www.feiradesantana.ba.gov.br/. O serviço de telefone é gratuito e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas. Em breve, os horários de atendimento aos usuários também serão ampliados
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)
Nenhum comentário:
Postar um comentário