Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Morre Theódulo Bastos de Carvalho Júnior

Theódulo Bastos de Carvalho Júnior em reunião de Rotary com Antônio José Monteiro, Fernando Gassmann Figueiredo e José Raimundo de Azevêdo
Foto: Arquivo
O corpo de Theódulo Bastos de Carvalho Júnior será sepultado neste sábado, 6, às 16 horas, no Cemitério Piedade. Ele faleceu pela manhã, no Hospital San Raphael, em Salvador, onde estava internado. O corpo estará sendo velado a partir das 14h30, no velório do Hospital D. Pedro de Alcântara.
Política
Theodinho, como era conhecido, foi vereador em Feira de Santana, entre 1959 e 1967, por três legislaturas. Em 1958, candidatou-se pela primeira vez, sendo eleito. Reelegeu-se por duas vezes. Na época da Revolução de 1964, não concordou com a cassação de Francisco Pinto, prefeito de então. Ele abandonou a vida pública, porque se desencantou com a política.
Como vereador, fiscalizava os órgãos públicos e sempre aprovava as leis que favoreciam as necessidades do povo.
Rotary
Com mais de 50 anos de rotarismo, ele ingressou no Rotary Club de Feira de Santana, em 1958, indicado por Francisco Caribé, sendo que em 1971-1972 foi presidente do clube e em 1992-1993, primeiro governador do Distrito 4390, que abrange parte da Bahia, Alagoas e Sergipe. Com grande folha de serviços prestados ao seu clube, foi membro de todas as comissões de atividades, inclusive distritais. Tem o título de Companheiro Paul Harris.
Quem é
Ele nasceu em Salvador, no dia 23 de outubro de 1927. Filho de Theódulo Bastos de Carvalho e Zilda Calazans de Carvalho.
Seu nascimento se deu no intervalo quando seu pai estava fazendo Medicina em Salvador e ao concluir o curso, veio residir definitivamente em Feira de Santana, quando aqui chegou aos quatro anos de idade.
Recebeu instrução primária em Feira de Santana, na escola de D. Maria de Castro. Na adolescência foi interno na Escola dos Maristas, em Salvador, um colégio que só aceitava homens, onde fez o ginásio, concluindo a 4ª série.
Voltou para Feira de Santana e começou a trabalhar com o pai na zona rural, em Bonfim de Feira, entre 1944 e 1958, com um fabrico de manteiga, onde produzia também requeijão. Administrava as fazendas de propriedade de seu pai, em Bonfim de Feira, a Fazenda Cavuge e uma fazenda de cacau em Belmonte.
Em 1954, casou-se com Consuelo Veloso de Carvalho e teve os filhos: Theódulo Neto, Maria Virgínia, Eduardo Jorge (falecido), Claudia, João Maurício e Viviana.
Em 1965, entrou na Sadisa S/A, como diretor de compras. Construiu a Frisuba, em Jequié, onde foi também diretor. Tendo se desvinculado da Sadisa, em 1976, foi administrar suas fazendas e cuidar do gado.
Quando a Sadisa foi extinta, em 1979, participou de uma comissão, na gestão do então governador Antonio Carlos Magalhães, ligada à pecuária, para reabilitação da Mafrisa, que resultou na criação da Cooperfeira. Participou da empresa Saci Imobiliária.
Theódulo era membro da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana. Ultimamente mantinha a Empresa Massapé Corretagem e Negócios, na especialidade em corretagem rural, com escritório em Salvador e em Feira de Santana, tendo como sócio seu filho João Maurício.
(Com informações do livro "Inquilinos da Casa da Cidadania", de Lélia Vitor Fernandes)

8 comentários:

Anônimo disse...

Companheiro Dimas,um grande rotariano nos deixa, porém seu legado deve ser inspiração aos demais companheiros.
Abraços. Thomas Pracuch

Unknown disse...

É muito triste prá quem fica, quando da partida de um ente querido e reconhecido por tantos trabalhos...mas um dia também iremos todos, não é? Só posso desejar que descanse em paz!

Paulo Menezes disse...

Companheiro Dimas, por favor repasse aos familiares do companheiro Theódulo nossos mais sinceros e profundos sentimentos pelo passamento do querido companheiro. Sentiremos falta dele e de sua alegria quando nos via. Um forte abraço e que Jesus e Maria o recebam como merece. Votos de Marly Pereira e Paulo do RC de São Cristóvão-SE, em extenção também enviam condolencias os companheiros de nosso Clube através do companheiro Presidente Mangueira.

Paulo Menezes disse...

Companheiro Dimas, em contato com o companheiro Governador Elder Sobral, e dizendo que lhe postei uma mensagem e pediu que o fizesse também por ele.
O Governador do Distrito 4390 Elder Silveira Sobral e esposa companheira Celinha Sobral querem esternar seus sentimentos de pesar à familia enlutada pela perda do amigo e companheiro Theodulo Bastos de Carvalho Junior, desejando que Deus o receba em seu seio como merece.

Anônimo disse...

É com grande tristeza que recebemos essa notícia triste, companheiro Theódulo exemplo de pessoa de bem. Fico muito triste de ter compartilhado com ele tão poucos momentos no Rotary. Segura na mão de Deus querido companheiro por que os bons sempre vão primeiro.
Deus o faça feliz.

Att: Comanheiro Fernando Gassmann. 4390

Anônimo disse...

É com muita tristeza que recebo esta noticia. Cresci respeitando e amando seu Toda, como chamavámos na intimidade. Sou afillhada de batismo de seu pai e seu Toda foi meu padrinho de casamento. Sempre tive muita admiração por ele. Hoje se meus pais aqui ainda estivessem com certeza estariam chorando a sua perda. Que ele descanse em paz, que os feirenses jamais deixem apagar a memória deste homem que tanto amou a sua terra.

Laura Alvim disse...

É com tristeza que leio esta notícia. Meu pai era amigo de Theodinho e a amizade se estendeu a toda família quando fomos vizinhos na rua Georgina Erisman.
Bons tempos! Ultimamente apesar de morarmos distante, era sempre uma alegria encontrar Theodinho e Consuelo.

Unknown disse...

Consuelo sou filha do falecido João Calalazans e Doralice Calazans, irmao de tia Zilda.Aceite meus sintimento instenso a familia,nunca procurei vcs por ter perdido o contato. Lilian Calazans.