Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

domingo, 27 de dezembro de 2009

Programa "Minha Casa, Minha Vida" só atinge 22,9% da meta


Deu no blog "Nos Bastidores do Poder", de Josias de Souza:
Lançado com pompa em 25 de março, o programa "Minha Casa, Minha Vida" chega ao final de 2009 em má circunstância. Lula prometera entregar, até o final de 2010, 1 milhão de casas a brasileiros de vencimentos miúdos (até 10 salários mínimos). O ministro Paulo Bernardo (Planejamento) antecipara: “Nossa previsão é encerrar o ano de 2009 em 400 mil unidades...” “...Ou seja, 40% da meta de 1 milhão de moradias estará contratada até o final de dezembro”. Levantamento feito pela Caixa Econômica Federal, que atua como agente financeiro do programa, revela que micou a previsão de Bernardo. Até 21 de dezembro, haviam sido contratadas, em todo o país, apenas 229,9 mil moradias –entre casas e apartamentos populares. Significa dizer que, por ora, atingiu-se apenas 22,9% da ambiciosa meta de erigir 1 milhão de casas sob Lula. Dito de outro modo: para que o Lula de março possa ser tomado ao pé da letra em dezembro de 2010, resta um ano para cumprir 77,1% da meta oficial. Seria preciso contratar mais 770 mil casas. Algo que, mantido o ritmo de 2009, não parece factível. A julgar pelos dados colecionados pela Caixa Econômica, o programa patinou por sete meses. Até outubro, apenas 89 mil casas haviam sido contratadas. Só a partir de novembro a coisa parece ter engrenado. Chegou a dezembro, porém, em ritmo ainda mais lento do que o previsto. Juntos, os contratos celebrados até aqui somam somam R$ 11,6 bilhões. Num levantamento por faixa de renda, as 229,9 moradias estão distribuídas assim: 1. 139,9 mil (60,3%) estão sendo financiadas para famílias com renda de até três salários mínimos. 2. 66,2 mil (28,7%) constam de financiamentos a famílias com renda entre três e seis salários mínimos. 3. As 23,8 mil moradias restantes (10,3%) foram financiadas a famílias com renda entre seis e dez salários mínimos. Depois do PAC, o "Minha Casa, Minha Vida" é a principal peça de propaganda da campanha de Dilma Rousseff, a presidenciável de Lula. Gestora do programa, a ministra deixa a Casa Civil no final de março. Dispõe, portanto, de mais três meses para levar o pé ao acelerador. O calendário parece conspirar contra o marketing.

Um comentário:

Unknown disse...

Não precisavam exagerar nos sorrisos(amarelos) da família da foto. É claro que do jeito que a "carruagem" anda, não chegarão em outubro de 2010 com meta alguma cumprida, SE a oposição ficar de ôlho prá não sermos tapeados. Temos que contabilizar TODAS as casas e barracos que entregarem, prá não nos fazerem engolir qualquer número.