O comportamento dos profissionais, estudos acadêmicos sobre a importância e desenvolvimento do cerimonial e a necessidade da aplicação de normas legais que regulamentem a atuação do profissional são aspectos que fomentam as discussões dos profissionais de Comunicação Social que atuam na área de Cerimonial Público. Estes temas foram debatidos pela primeira vez na capital baiana, entre domingo (1º) e esta terça-feira, 3, durante a realização do XVI Congresso Nacional do Cerimonial Público (Concep).
Mais de 400 cerimonialistas do Brasil e da América Latina aprofundaram os conteúdos centrais a partir de plenárias, palestras e mesas redondas. Segundo a congressista Lisete Rey Carneiro, vice-presidente do Concep-DF, as discussões do congresso são importantes para a criação de uma linguagem única entre os profissionais, contribuindo para o fortalecimento e reconhecimento da atividade. “Aqui fazemos um trabalho de unificação da linguagem do cerimonial, propondo a capacitação da mão-de-obra”, destaca.
Conforme a vice-presidente, o aperfeiçoamento profissional e a regulamentação da atividade, a partir de uma legislação específica são aspectos que garantem a qualidade dos serviços prestado, promovendo a geração de emprego e renda. “O cerimonial faz parte do que chamamos de indústria não-poluente”, observa. “Geramos empregos, pagamos impostos e oferecemos mão-de-obra qualificada para a realização de eventos públicos e particulares”, atesta Carneiro.
A congressista observa ainda que a regulamentação da atividade contribui para o aperfeiçoamento da atividade turística, especificamente, para os segmentos de negócios e de eventos. “Toda feira, todo congresso, todo coquetel, qualquer evento passa pela organização do cerimonial”, pontua Lisete Carneiro. “Atuamos antes, durante e após a realização”.
Um dos pontos importantes do evento foi a dinâmica ‘Café da Manhã Com Especialistas’, na qual os congressistas debateram com profissionais de reconhecimento nacional temas referentes à atuação no mercado de trabalho, durante a refeição matinal. As temáticas dessas discussões perpassaram por técnicas operacionais, enfatizando, por exemplo, as audiências públicas do legislativo e roteiros de cerimoniais empresarias, até temas como ‘A autoestima e sua influência na profissão, voltado para trabalhar as potencialidades e fraquezas pessoais do profissional.
(Com informações de Moabe Breno e Ariluz Fernandes)
Mais de 400 cerimonialistas do Brasil e da América Latina aprofundaram os conteúdos centrais a partir de plenárias, palestras e mesas redondas. Segundo a congressista Lisete Rey Carneiro, vice-presidente do Concep-DF, as discussões do congresso são importantes para a criação de uma linguagem única entre os profissionais, contribuindo para o fortalecimento e reconhecimento da atividade. “Aqui fazemos um trabalho de unificação da linguagem do cerimonial, propondo a capacitação da mão-de-obra”, destaca.
Conforme a vice-presidente, o aperfeiçoamento profissional e a regulamentação da atividade, a partir de uma legislação específica são aspectos que garantem a qualidade dos serviços prestado, promovendo a geração de emprego e renda. “O cerimonial faz parte do que chamamos de indústria não-poluente”, observa. “Geramos empregos, pagamos impostos e oferecemos mão-de-obra qualificada para a realização de eventos públicos e particulares”, atesta Carneiro.
A congressista observa ainda que a regulamentação da atividade contribui para o aperfeiçoamento da atividade turística, especificamente, para os segmentos de negócios e de eventos. “Toda feira, todo congresso, todo coquetel, qualquer evento passa pela organização do cerimonial”, pontua Lisete Carneiro. “Atuamos antes, durante e após a realização”.
Um dos pontos importantes do evento foi a dinâmica ‘Café da Manhã Com Especialistas’, na qual os congressistas debateram com profissionais de reconhecimento nacional temas referentes à atuação no mercado de trabalho, durante a refeição matinal. As temáticas dessas discussões perpassaram por técnicas operacionais, enfatizando, por exemplo, as audiências públicas do legislativo e roteiros de cerimoniais empresarias, até temas como ‘A autoestima e sua influência na profissão, voltado para trabalhar as potencialidades e fraquezas pessoais do profissional.
(Com informações de Moabe Breno e Ariluz Fernandes)
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