A concessão dos 680 quilômetros da rodovia BR-324, entre Salvador e Feira de Santana, e da rodovia BR-116, até a divisa com Minas Gerais, para o setor privado, deverá ter divulgado nesta quarta-feira, 1º, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o edital contendo as regras para exploração dos dois trechos.
O leilão está previsto para acontecer no dia 1º de dezembro, na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e ganhará o investidor que se propuser a cobrar a menor tarifa de pedágio - está estipulado o preço-teto de R$ 2,80 para cada 100 quilômetros. Se o cronograma não sofrer nenhum atraso, a previsão é que em junho de 2009, as duas das principais rodovias do Estado estejam controladas pela iniciativa privada.
Estudos do próprio Governo Federal afirmam que dois terços da pavimentação da BR-324 estão em condições inferiores ao mínimo desejado, enquanto que na BR-116 o principal problema é a baixa qualidade do asfalto.
Pelo que foi divulgado serão implantados sete postos de pedágio, dois deles na BR-324. Um em Simões Filho, na altura do acesso a Candeias; outro na saída da BA-515, próximo ao município de Amélia Rodrigues. A rodovia entre Feira de Santana e Salvador também contará com socorro mecânico, UTI e telefonia.
Um comentário:
Vamos pagar mais caro pelo transporte interurbano, deveriam sim, criar um sistema viário mais eficiente para que pudéssemos ir ao litoral e a capital com mais facilidade e não tolhir o nosso direito de ir e vir quando desejássemos.
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