O espetáculo estará sob o comando do maestro Rodrigo Toffolo (foto 1), coordenador artístico e regente titular da orquestra, que traz como solista Rufo Herrera, bandoneonista argentino radicado no Brasil desde 1963. O bandoneón é um instrumento musical, semelhante a um acordeon, utilizado principalmente na Argentina, onde é o principal instrumento da orquestra de tango. Juntamente com Toffolo, Herrera é um dos fundadores da Orquestra Ouro Preto.
No repertório, obras de compositores brasileiros e argentinos, além do inglês Gustav Holst. Na abertura, a orquestra interpreta a "Suíte St. Paul", de Holst, e em seguida, transita no universo da música brasileira com a mostra de obras dos compositores brasileiros Edmundo Villani-Côrtes e Edino Krieger.
Ao final da apresentação serão interpretadas obras consagradas do tango argentino compostas por Angel Villoldo, Matos Rodríguez e Piazzolla. Os solos e arranjos do repertório portenho, escritos especialmente para a Orquestra Ouro Preto, são de autoria do bandoneonista Rufo Herrera. O objetivo do concerto é mostrar um pouco da efervescência cultural típica da América Latina.
Criada em maio de 2000 em Ouro Preto, a orquestra tem como propostas o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas e a oferta à comunidade universitária, local e itinerante, de uma programação permanente de concertos, além da difusão da música de "compositores da escola mineira", com ênfase naqueles que atuaram em Vila Rica e Mariana nos séculos XVIII e XIX, a exemplo de João de Deus de Castro Lobo (1794-1832).
A Orquestra Ouro Preto oferece, igualmente, concertos em cidades de Minas Gerais e do Brasil, difundindo a cultura musical e formando novos públicos, a exemplo do que acontecerá em Feira de Santana.
Este concerto conta com o patrocínio da empresa ArcelorMittal, por meio dos benefícios fiscais da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet.
(Com informações de Beatriz França, da Assessoria de Imprensa da Orquestra Ouro Preto e da Assessoria de Comunicação do Cuca/Uefs. Fotos de Rafael Motta).
(Com informações de Beatriz França, da Assessoria de Imprensa da Orquestra Ouro Preto e da Assessoria de Comunicação do Cuca/Uefs. Fotos de Rafael Motta).
Mais informações: http://www.orquestraouropreto.com.br/

Nenhum comentário:
Postar um comentário