Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir


Telefones: (71) 3634-6194/ 6197/ 6060 - (71) 99965-4537 * E-mails: cpl@construtorapereiralima.com.br - construtoraplima@terra.com.br * Site: https://construtorapereiralima.com.br/

No Orient CinePlace Boulevard

No Orient CinePlace Boulevard
19 (Legendado)

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Colóquio Merleau-Ponty na Ufba

O recital do pianista e compositor Alberto Heller, que ocorre na próxima segunda-feira, 25, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), às 19 horas, marca o início do Colóquio Merleau-Ponty, que se estende até 29 de agosto, em comemoração ao centenário de nascimento do filósofo francês. A atividade é uma promoção da Aliança Francesa e dos Programas de Pós-graduação em Filosofia e Ciências Sociais, da Ufba e conta com a coordenação geral do professor doutor Monclar Valverde.
Composto de conferências e mesas redondas com participantes brasileiros e franceses, o colóquio destina-se a estudantes de filosofia, artes, ciências humanas e demais estudiosos interessados em se aproximar da obra de Merleau-Ponty (foto, reprodução), o principal representante do pensamento fenomenológico na França. A conferência inicial e as mesas redondas acontecem pela manhã, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Ufba, em São Lázaro. Já as demais conferências e o espetáculo de encerramento ocorrem, à noite, no Teatro Molière.
As inscrições podem ser feitas até o dia 25 na secretaria da Aliança Francesa, com custo de R$ 100,00 para profissionais e R$ 50,00 para estudantes. Além disso, serão distribuídas 20 bolsas para estudantes universitários, mediante seleção feita a partir de requerimento e histórico escolar.
PARTICIPANTES
Alberto Heller (UFSC), Acylene Cabral Ferreira (Ufba), Carlos Alberto Ribeiro de Moura (USP), Creusa Capalbo (Uerj), Débora Morato Pinto (Ufscari), Iraquitan de Oliveira Caminha (UFPB), João Carlos Salles (Ufba), José de Anchieta Corrêa (UFMG), Leandro Neves Cardim (USP), Marcos José Muller-Granzotto (UFSC), Miriam Rabelo (Ufba), Monclar Valverde (Ufba), Pascal Dupond (Universidade de Toulouse), e Stéphanie Ménasé (INT, Evry).
PROGRAMAÇÃO
Solenidade de abertura e recital do pianista e compositor Alberto Heller
(Segunda-feira, 25, às 19 horas, no Salão Nobre da Reitoria da Ufba, no bairro do Canela)
20h30 - Abertura da exposição de pinturas de Stéphanie Ménasé, na Escola de Belas Artes.
1. "A Fenomenologia Existencial de Merleau-Ponty" (terça-feira, 26).
9 horas - Conferência "Por Que Merleau-Ponty?", de José de Anchieta Corrêa
18 horas - Abertura da exposição de fotos e escritos de Merleau-Ponty, na Galeria da Aliança Francesa.
19 horas - Conferência "A Razão Encarnada: Pensamento e Sensibilidade em Merleau-Ponty", de Pascal Dupond
2. "Merleau-Ponty e a Filosofia de Seu Tempo" (quarta-feira, 27).
9 horas - Mesa Redonda "Temporalidade, Consciência, Liberdade", com Débora Morato Pinto: "Merleau-Ponty e Bergson"; Acylene Cabral Ferreira: "Merleau-Ponty e Heidegger"; e Leandro Neves Cardim: "Merleau-Ponty e Sartre"
19 horas - Conferência "Intencionalidade e Existência: Husserl e Merleau-Ponty", de Carlos Alberto Ribeiro de Moura
3. "Merleau-Ponty e as Ciências do Homem" (quinta-feira, 28).
9 horas - Mesa Redonda "Natureza, Vida, Cultura", com Miriam Rabelo: "Experiência Simbólica e Existência"; Marcos José Muller-Granzotto: "Comportamento, Expressão e Subjetividade"; e João Carlos Salles: "Percepção, Linguagem e Mundo"
19 horas - Conferência "Ação e Situação: O Sentido Intersubjetivo da Historicidade", de Creusa Capalbo
4. "Merleau-Ponty e as Artes (sexta-feira, 29).
9 horas - Mesa Redonda "Corpo, Experiência, Expressão", com Iraquitan de Oliveira Caminha: "A Arte Como Expressão do Corpo"; Alberto Heller: "Motricidade e Expressão Musical"; e Monclar Valverde: "Experiência Estética e Sensibilidade"
19 horas - Conferência "Visão e Pintura: A Reversibilidade Entre Passividade e Criação", de Stéphanie Ménasé
21 horas - Encerramento do colóquio, com Pocket Show de Marilda Santana e banda, celebrando o centenário de Merleau-Ponty e os 50 anos da Bossa Nova.
Maurice Merleau-Ponty
O filósofo Maurice Merleau-Ponty foi o principal representante do pensamento fenomenológico na França. Nasceu em 14 de março de 1908, em Rochefort, e faleceu em 3 de maio de 1961, em Paris. Estudou na École Normale Supérieure, em Paris, graduando-se em filosofia em 1931. Lecionou emvários liceus antes da Segunda Guerra, durante a qual serviu como oficial do exército francês. Em 1945 foi nomeado professor de filosofia da Universidade de Lyon e em 1949 foi chamado a lecionar na Sorbonne, em Paris. Em 1952 assumiu a cadeira de filosofia no Collège de France. De 1945 a 1952 foi co-editor (com Jean-Paul Sartre) da revista "Les Temps Modernes".
(Com informações de Renata Pitombo, da Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário: