Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Orient CinePlace Boulevard 14 a 20

Orient CinePlace Boulevard 14 a 20
15 - 18 - 21 (Dublado)

segunda-feira, 22 de março de 2010

"Farsa da Boa Preguiça" em Feira de Santana

Ser Tão Teatro e Clowns de Shakespeare levam clássico de Ariano Suassuana para 21 cidades do Nordeste Brasileiro
"Farsa da Boa Preguiça" (Foto: Divulgação), primeira peça de Ariano Suassuna montada pelo Teatro Popular do Nordeste em parceria com Hermilo Borba Filho em 1960, ganha montagem itinerante através da parceria de dois grupos de teatro da região.
Na Bahia, a peça será apresentada em três cidades: Feira de Santana, Cruz das Almas e Salvador.
De um lado a juventude e energia do Ser Tão Teatro, da Paraíba, grupo formado há três anos na UFPB. Do outro, o Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, com mais de quinze anos de estrada, diversos prêmios nacionais e recentemente indicado nas categorias Figurino e Música, do Prêmio Shell de Teatro de SP pelo espetáculo "O Capitão e a Sereia".
"O Clowns sempre foi uma referência para o Ser Tão. Ao longo da nossa ainda recente trajetória, fomos buscando formas de nos aproximar cada vez mais desse grupo que é uma verdadeira pérola do teatro brasileiro. Quando ganhamos o edital da Eletrobrás, decidimos convidá-los para compartilhar o projeto conosco", diz Christina Streva.
Juntos, os grupos reúnem uma equipe de mais de 20 profissionais vindos de todo o Brasil, sob a direção da carioca Christina Streva e do paulista Fernando Yamamoto. Também participam do projeto o potiguar Marco França na direção musical, os cariocas Carlos Alberto Nunes e Daniele Geammal, assinando cenário e figurino, a caracterizadora mineira Mona Magalhães, a preparadora corporal pernambucana Carla Martins e o iluminador potiguar Ronaldo Costa.
A estréia nacional do espetáculo aconteceu no dia 27 de fevereiro no Ponto dos Cem Réis, em João Pessoa. Em seguida, a trupe seguiu viagem por sete estados nordestinos, apresentando em praças publicas de 21 cidades da Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte, totalizando 23 apresentações gratuitas, sendo uma na capital e duas no interior de cada Estado.
Dessa união surge uma experiência de compartilhamento estético inédita na região. "Claramente temos um grupo. Os nove atores trabalham muito bem juntos, não tem mais divisão, diferentes formações etc. Todo mundo está no mesmo barco. É muito fácil ver isso na cena. Nós três, eu, Christina Streva e Marco França (diretor musical), que estamos conduzindo o processo, também aparentamos encontrar cada vez mais o espaço de cada um, e a complementaridade dos trabalhos", declara Fernando Yamamoto, diretor do grupo potiguar.
Outra ousadia de "Farsa da Boa Preguiça" é o fato da montagem do espetáculo ter sido realizada em duas regiões diferentes. A primeira etapa – chamada de Mapeamento, aconteceu na primeira quinzena de dezembro de 2009, quando o grupo paraibano realizou residência artística na sede dos Clowns, em Natal, trabalhando de domingo a domingo.
"A encenação da 'Farsa da Boa Preguiça' busca o espírito da Commedia Dell’Arte através do improviso, do uso de máscaras, da música ao vivo, da alegria e da polifonia de estímulos típica das feiras do interior nordestino. Nossa inspiração está no excesso - de cores, sons, texturas, nuances e dicotomias tão característicos da cultura popular nordestina", conclui Streva.
Desdobramentos
Através do Programa BNB de Cultura edital 2009/2010, o Ser Tão também lançará um caderno de apontamentos sobre esse processo de montagem resultante da parceria artística com o Clowns.
Ainda como forma de estimular a troca estética e conceitual entre estes dois grupos criou-se o blog: http://www.sertaoclowns.blogspot.com/, parte do Prêmio Funarte de Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura, edital 2009/2010, que permite aos interessados acompanharem diariamente tudo que acontece ao longo do processo criativo. O prêmio garante ainda a realização em Natal das oficinas "Jogo e Relação" e "A Luz em Cena", além de um ensaio aberto do espetáculo, seguido de debate.
A peça
É uma comédia escrita com base em romances e histórias populares do Nordeste. A peça conta a trajetória de Joaquim Simão, um tipo "amarelo" nordestino, cujas proezas são versos, preguiça e mulher. Casado com a apaixonada Nevinha, o poeta é vizinho de Aderaldo Catacão e de sua pseudo-intelectual esposa Clarabela, típicos representantes da burguesia capitalista.
Através de diversas reviravoltas e causos, orquestradas por um trio divino, composto por um cristo, um arcanjo e um santo, a trama vai cruzando o destino dos quatro personagens para mostrar que o único e verdadeiro objetivo do trabalho é a preguiça que ele proporciona depois. Enriquecendo a trama, três demônios utilizam vários disfarces e artimanhas para dificultarem os planos do trio. "A Farsa da Boa Preguiça" é um festejo à cultura popular brasileira, uma homenagem ao povo e revela toda a dimensão mítico-religiosa da cultura nordestina.
FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO
Direção: Christina Streva e Fernando Yamamoto
Elenco: Camille Carvalho, César Ferrario, Isadora Feitosa, Maisa Costa, Marco França, Netto Ribeiro, Renata Kaiser, Suellen Brito e Thardelly Lima
Texto: Ariano Suassuna
Adaptação dramatúrgica: Fernando Yamamoto
Direção musical: Marco França
Preparação corporal: Carla Martins
Cenário: Carlos Alberto Nunes
Figurinista: Daniele Geammal
Assistente de figurino: Renata Cortes
Costureiros: Caio Braga, Fátima Araujo e Marlene de Paula
Cenotécnico: Renan Cardoso
Maquiagem de Caracterização: Mona Magalhães
Iluminação: Ronaldo Costa
Direção de Produção: Renata Mora
Assistente de produção: Augusta Farias
Produtor Técnico: Rafael Telles
Assessoria de Comunicação: Calina Bispo
Fotografia: Maurício Rêgo e Natália Lima
Captação de Imagem em Vídeo Digital: Gladson Galego
Programação Visual: Márcio Miranda
Assistente de pesquisa: Paula Queiroz
Secretariado: Arlindo Bezerra
Assessoria Contábil: Humberto Dias
Idealização: Christina Streva
Produção Bahia: Selma Santos
Realização: Ser Tão Teatro, Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare e Trato Assessoria e Produção Cultural
Programação na Bahia:
4 de abril, às 18 horas, em Feira de Santana, no Espaço de Cultura, Arte e Lazer Marcos Morais
6 de abril, às 18 horas, em Cruz das Almas, na praça Multiuso
8 e 9 de abril, às 18 horas, em Salvador, na praça Municipal
(Com informações de Davi Nogueira, Marketing de Selma Santos Produções e Eventos)

Nenhum comentário: