Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Ruy Barbosa e Dia da Cultura

Nesta quinta-feira, 5, Dia da Cultura. A data lembra o dia de nascimento de Ruy Barbosa (160 anos). O jurista baiano é considerado como um dos maiores intelectuais brasileiros de todos os tempos. Foi ele quem deu o epíteto de "Princesa do Sertão" a Feira de Santana, quando esteve na cidade, em 23 de dezembro de 1916.
Ruy Caetano Barbosa de Oliveira nasceu em 5 de novembro de 1849, na freguesia da Sé, em Salvador, e faleceu em 10 de março de 1923, em Petrópolis-RJ. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo, começou a advogar em 1871, em sua terra natal. Ele engajou-se na defesa de eleições diretas, da abolição da escravatura, das liberdades individuais e da Constituição. Foi ministro da Fazenda no governo de Deodoro da Fonseca, deputado estadual e senador da República, além de ter atuado como juiz da Corte Internacional de Haia.
Político, diplomata, escritor, ensaísta, tradutor e orador eloquente, Ruy Barbosa foi ainda jornalista, tendo atuado no "Diário da Bahia" e sido redator-chefe do "Jornal do Brasil". Membro fundador (cadeira nº 10) da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Um comentário:

Unknown disse...

Rui Barbosa nunca foi tão lembrado, como ùltimamente, "de tanto ver triunfar...", ele ficaria envergonhado, mesmo, hoje, de ser brasileiro.