Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 17 de novembro de 2009

"Governo Lula não tem legado para a história"

Trechos da entrevista de César Maia ao site IG:
1. O PT se dissolveu dentro do governo. Se ele perder a eleição em 2010 vai retomar o modelo de oposição que fazia anteriormente? Não. Pode ser que a CUT, sim. Pode ser que os movimentos sociais, sim. Mas o PT como tal não tem nenhuma autoridade moral como tinha antes de chegar ao poder. O que nos espera, do ponto de vista partidário no próximo governo, é uma oposição sem saber direito o papel que cumpre. Vão fazer oposição pelos movimentos sociais. Estes podem perder o patrocínio gigantesco que têm no governo Lula e vão querer recuperá-lo.
2. O Lula está cometendo um erro. Está olhando seu governo como o início de um novo ciclo. Não é. É o final do ciclo de democratização dopaís. O início do novo ciclo vai ser daí para frente. Ele cumpre um importante papel de desestressamento das relações políticas e sociais. Para dentro da política e com os movimentos sociais. O PT é um partido de dois vetores: a esquerda revolucionária e o movimento sindical. É um partido híbrido. Em 2005, a crise do mensalão desintegrou a esquerda do PT. Quem assume o comando do partido é o movimento sindical. O sindicalismo passa a controlar o PT e o governo.
3. O que acontecerá quando um sindicalista da CUT deixar de ganhar R$ 40 mil? Ele fará oposição sistemática para ganhar isso de volta. Errará quem pensar numa linha de rigidez contra esses movimentos. Se alguém imagina que vai governar da forma mais técnica possível, daquilo que recomendam alguns economistas, vai errar. O Estado não funciona assim. E menos no pós-Lula.
4. Uma blindagem (pela popularidade de Lula), pode ser desmontada em dias, meses, ou anos. O presidente tem de ter cuidado. Com outros já foi assim. O Sarney tinha uma popularidade assim no Plano Cruzado; FHC no real.
5. Como será visto pela história ? Como o governo Lula não tem marca, não tem projeto, se apega ao Bolsa Família, apóia-se no PAC... Isso gera memória a longo prazo? Gera marca? Acho que não. O que anoto na minha memória a respeito de JK? Ser pé de valsa? Ou a marca do desenvolvimento no governo dele? No caso do governo Lula, é preciso fazer um esforço enorme para pensar como será visto em mais 20 ou 30 anos. O Lula não tem um legado.

Um comentário:

Unknown disse...

Êle poderia ser até lembrado como o presidente que estacionou o país e treinou o povo de baixa renda ao conformismo e à esmolar suas bolsas qualquer coisa, sem terem que procurar ganhar o seu sustento através de seu trabalho. É o maior hipnotisador da atualidade...conseguiu hipinotisar todos eles e eles só enxergam o que o petralhão quer que enxerguem. Que a oposição saiba estalar os dedos e trazê-los à realidade.