Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

"Filhos de João, Admirável Mundo Novo Baiano" no 42º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro


1. Paulinho Boca de Cantor sá entrevista para o filme
2. Cineasta Henrique Dantas
Fotos: Reprodução
"Filhos de João: Admirável Mundo Novo Baiano", documentário do cineasta baiano Henrique Dantas, 75 minutos, está inscrito no 42º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, entre 17 e 24 de novembro. Participa da Mostra Competitiva de Longametragem em 35mm.
O filme traça um panorama da Música Popular Brasileira dos anos 60 e 70, através do revolucionário e inovador grupo musical Novos Baianos. Particularmente, trata da influência de João Gilberto sobre os rumos musicais do grupo e da importância do mesmo para o aprimoramento da música tocada e composta por eles. Traz uma retrospectiva do estilo de vida comunitário adotado durante algum tempo e a influência sobre os resultados no trabalho.
Temas como contracultura, Carnaval do Brasil, cinema, tropicalismo, ditadura militar, dentre outros, circulam em torno das vivências do grupo, trazendo necessárias e importantes reflexões para a compreensão da cultura contemporânea no Brasil.
O filme traz ainda raros e inéditos materiais de arquivos, MPB da melhor qualidade e contém entrevistas de: Tom Zé, Orlando Sena, Rogério Duarte, Mário Luiz Tompsom de Carvalho, Solano Ribeiro, Joildo Góes, Nonato Freire e Armandinho. E os integrantes do grupo: Moraes Moreira, Galvão, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Dadi, Didi Gomes, Jorginho Gomes, Gato Félix, Bola Moraes (em memória) e Charles Negrita
Produtor executivo, Henrique Dantas também é autor do roteiro e montagem junto com Bau Carvalho. Fotografia: Hans Herold, som: Nicollas Hallet, música original: Novos Baianos e Roberto Barreto.
Quem é
Henrique Dantas é graduado em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e em Administração de Empresas pela Unifacs. É mestre em Artes Visuais pelo Mestrado Acadêmico da Ufba, onde desenvolveu pesquisa intitulada "Apropriações e Intervenções Com as Sombras do Cotidiano". Trabalha com audiovisual, atuando como diretor, roteirista e diretor de arte. Entre os seus principais trabalhos estão a direção de arte dos curtas "Lotação", "Na Terra do Sol", "Anjo Daltônico" e "Apreço", e dos longas "Estranhos" e "Trampolim do Forte", e a direção, concepção e roteiro do documentário "Os Filhos de João: Admirável Mundo Novo Baiano". Trabalha também nas linguagens de videoclipe e vídeo-arte, realizando inúmeros trabalhos. Publicou artigo denominado "Sombras do Cotidiano" na Revista da Pós-Graduação da Escola de Teatro da Ufba e artigo denominado "Apropriações e Intervenções Com as Sombras do Cotidiano" no caderno do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Ufba. Mantém uma pesquisa que transita entre a gravura e o cinema, passando pelo jornal impresso, o vídeo e a fotografia. Atualmente, ele filma e pesquisa para "A Peleja do Sertão Cinzento", que tratará sobre o filme "manhã Cinzenta", de Olney São Paulo, inclusive com locações e entrevistas com personagens feirenses.

Nenhum comentário: