Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Feira de Santana recebe coordenadores do Projeto Rondon


O tenente coronel André Eduardo Bélico, comandante do 35º Batalhão de Infantaria (BI), informando que na manhã de segunda-feira, 16, às 8 horas, estará chegando na unidade do Exército Brasileiro em Feira de Santana, uma equipe de 40 professores de universidades de todo o país, a fim de realização da viagem precussora para a implantação do Projeto Rondon no ano de 2010.
A equipe do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, já começou os trabalhos para a execução da Operação Centro-Nordeste, que acontecerá entre 16 de janeiro e 8 de fevereiro do próximo ano, na Bahia e nos estados de Alagoas, Goiás e Tocantins. Os coordenadores do Rondon começam a fazer viagens de reconhecimento aos municípios que participarão da operação, caso de Feira de Santana.
As viagens acontecerão a partir desta segunda-feira, 14, e irão até 2 de outubro. Os representantes do Rondon visitarão cerca de 70 municípios nos quatro estados que sediarão a Operação Centro-Nordeste.
Além de Feira de Santana, eles começarão pelas cidades de Maceió (AL), Jataí (GO), Palmas (TO), consideradas centros regionais. A partir dessas cidades seguirão para as pequenas localidades onde as equipes do Rondon trabalharão em janeiro e fevereiro.
O objetivo das viagens de reconhecimento é estabelecer contatos com prefeitos, secretários municipais e outras lideranças comunitárias para explicar o funcionamento do Rondon, discutir as condições de participação da cidade na operação e, especialmente, conversar sobre as contrapartidas que o município oferecerá, como por exemplo, alimentação, alojamento e transporte.
As universidades interessadas em participar do Rondon podem fazer o download do convite no site do Ministério da Defesa por meio do endereço www.defesa.gov.br/projetorondon. O convite foi divulgado no dia 4 de setembro.
Universidade de qualquer parte do país podem apresentar propostas de trabalho, mas elas devem estar adequadas às regras do edital. Entre outros pré-requisitos, as propostas de trabalho devem descrever em detalhes como a instituição pretende desenvolver as ações dentro dos conjuntos de atuação do Rondon.
Essas áreas foram englobadas em dois conjuntos: o conjunto A engloba projetos na área de cultura direitos humanos e justiça, educação e saúde, e o conjunto B engloba comunicação, meio ambiente, tecnologia e produção e trabalho. Para cada ação, a proposta de trabalho deve incluir, no mínimo, as atividades previstas, os objetivos visados, a metodologia a empregar, o público-alvo, o cronograma previsto e o retorno esperado para a comunidade.
O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa em parceria com outros oito ministérios. As ações, desenvolvidas voluntariamente por estudantes e professores universitários, são feitas em municípios carentes do Brasil. Ao participar do Rondon, estudantes e professores têm a oportunidade de conhecer melhor a realidade brasileira, melhora sua formação e contribuir para o desenvolvimento local das comunidades. O Rondon foi criado em 11 de julho de 1967 e suspenso em 1989. Em 2005, o Governo Federal relançou o projeto. Desde então, o projeto já levou mais de 7.500 rondonistas a cerca de 500 municípios.
Outras informações poderão ser obtidas pelo email: projetorondon@defesa.gov.br.
(Com informações do Comando do 35º BI e da Comunicação Social do Ministério de Defesa)

Nenhum comentário: