Nesta quinta-feira, 23 de outubro, aconteceu o Seminário sobre Obesidade Infantil realizado pela Academia de Educação de Feira de Santana, no Auditório do Centro Municipal de Educação Inclusiva Dr. Colbert Martins da Silva, com uma expressiva participação. O presidente José Raimundo de Azevêdo abriu os trabalhos.
Foram cinco palestras proferidas por docentes, médicos endocrinologistas e nutricionista que apresentaram as principais causas do aumento da obesidade infantil, as inúmeras consequências, os riscos e a eficácia dos tratamentos medicamentosos e ainda a necessidade de se adotar bons hábitos que possam prevenir essa doença.
A endocrinologista Ana Mayra Oliveira apresentou um trabalho importante sobre o porque do crescimento da obesidade infantil, com base em pesquisas científicas, inclusive através do projeto de pesquisa que desenvolve há alguns anos tendo como cenário a cidade de Feira de Santana.
O médico Cesar Oliveira abordou a influência da obesidade no aprendizado, com base em estudos e pesquisas nacionais e internacionais que comprovam ser a obesidade responsável pelo baixo rendimento escolar e pela baixa frequência de crianças e adolescentes.
A endocrinologista Ana Luisa Oliveira (Unicamp) fez uma apresentação sobre o papel do estilo de vida no tratamento da obesidade, citando os hábitos que curam e ainda fez uma abordagem sobre o tratamento medicamentoso da obesidade, a eficácia e os efeitos colaterais, observando que a obesidade é uma doença crônica tratável, que exige acompanhamento contínuo, devendo ser iniciado logo cedo para que seja maior a chance de evitar complicações metabólicas, psicossociais e cardiovasculares.
O Seminário ainda trouxe a nutricionista Flávia Vosqui que fez uma abordagem sobre os lanches e as cantinas escolares, apresentando uma série de condutas que devem ser observadas.
O Seminário foi encerrado com um momento de interação com o público, havendo alguns depoimentos sobre práticas erradas em escolas e a dificuldade de se adotar medidas corretas.
Enviado pela Academia de Educação de Feira de Santana

Nenhum comentário:
Postar um comentário