Após a exibição de dois filmes documentários sobre a história do Clube de Campo Cajueiro - "História do Clube de Campo Cajueiro - 30 Anos" e "Micareta do CCC - 1981" - e de palestra do publicitário André Mascarenhas, ex-diretor do CCC, na programação Cinema no Casarão, em sua quinta edição, na noite desta sexta-feira, 10, a Fundação Senhor dos Passos, através de seu presidente, Péricles Marques, nomeou o espaço no Casarão Fróes da Motta onde ocorre a programação do Projeto Cinema no Casarão de Sala Dimas Oliveira, prestando homenagem ao jornalista e memorialista Dimas Oliveira, que tem 58 anos de atuação promovendo a sétima arte.Péricles Marques ressaltou a contribuição do homenageado com "parte da vida dedicada ao cinema".
Em seu agradecimento, o homenageado disse: "Sala Dimas Oliveira no Casarão Fróes da Motta. Pois é. O que dizer desta forma de reconhecimento e apreço?"
- Primeiro, agradecer a Deus pelo dom que me deu em apreciar e estudar cinema. Depois, a minha amada Doralice, que há mais de 50 anos suporta o meu gosto pela sétima arte.
Também agradecer aos queridos Péricles Marques e Carlos Brito, que pessoalmente e através da Fundação Senhor dos Passos, reconhecem minha dedicação a filmes. Minha eterna gratidão.
Por fim, agradecer aos familiares e amigos aqui presentes, tão surpreendidos como eu pela homenagem."
Ele lembrou que "neste local, há pouco mais de sete anos, quando completei 14 lustros - setenta anos -, a celebração preparada pela família foi toda cinematográfica e baseada em Cine Demais".
- Em vida, meu nome está sendo atribuído para batizar um espaço cultural tão importante como este. Esta homenagem em vida faz com que me sinta contente pela lembrança reverenciada. Homenagear uma pessoa em vida é oferecer uma oportunidade para que saiba o quanto é reconhecida pelo que faz.
Assim, vejo como uma demonstração de respeito e valorização pelo trabalho feito em prol do cinema em Feira de Santana.Enfim, é uma celebração do legado que impacta parte da comunidade."
Dimas ainda elencou uma série de fatos vividos que remetem ao cinema.
Presenças
Doralice Oliveira mais Mabel Claudino e Thomas Oliveira com Eliot, mais Thais Rabelo com Marina Oliveira e Maria Clara Santana, mais Tamara Rabelo com Jonatas, Rafael e Pedro; casais presidente da Fundação Senhor dos Passos Péricles Marques com Amália, secretário de Planejamento Carlos Brito com designer Vera, Karol e Alex Cosmo, Leia e Lisanildo, Marinizia e Raimundo Gama, Sarah Pires e José Raimundo de Azevêdo, Adnil Falcão Bahia e Luiz Bahia, Milena Batista e Ademário Filho, Pititiu Miranda e Ivany Nunes, Marilene e Cícero Barreto, Lindóia e Eliazi Paulo, Livia Silva e José Alves, secretário de Cultura Cristiano Lobo, presidente da Academia Feirense de Letras João Batista de Cerqueira, fotógrafo e historiador Angelo Pinto, publicitários André Mascarenhas e Yvison Pinheiro, jornalistas Oydema Ferreira e Everaldo Góes, artista plástico Gil Mário Menezes, empresários Dázio Brasileiro, Alfredo Falcão e Álvaro Boaventura Neto, professor Antonio Pereira da Cruz Neto, escritor Josman Lima, escritora Salete Bittencourt, poetisa Solange Durães, Liduína Cordeiro, Denise Caribé, Zoraide Teles, Miranita Rabelo, Karynny Calazans, Eldizia Franco, Moema Franco, Sônia Amorim, Cristina Alves, e mais.
Fotos: Angelo Pinto e MIlena Batista
Um comentário:
Parabéns querido Dimas! Deus abençoe. Homenagem propícia e comovente.
Postar um comentário