Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir


Pré-venda para Pré-estreia

Pré-venda para Pré-estreia
Quarta-feira, 17, às 18h30 e 19 horas

sábado, 4 de outubro de 2025

Revisão do clássico western "O Último Pistoleiro"


John Wayne com Lauren Bacall e Ron Howard

Revisão do clássico western "O Último Pistoleiro" (The Shootist), de Don Siegel, 1976. Trata-se de um filme que faz uma homenagem ao lendário ator John Wayne - seu último filme -, um canto do cisne com lirismo. Um western que é também uma homenagem ao gênero americano por excelência.

No início do filme, em flashback, cenas de filmes em preto & branco de John Wayne com ele em ação contracenando com Leo Gordon ("Caminhos Ásperos" [Hondo}, 1953), Ricky Nelson ("Onde Começa o Inferno" [Rio Bravo), 1959),  Christopher George ("El Dorado" [El Dorado], 1966, mais Johnny Crawford, Fred Graham e Bob Steele. Foi uma maneira de mostrar com datas a passagem do tempo, com o ator e o personagem ficando mais velho. 

Em 1901, a ação se passa em oito dias, um pistoleiro idoso, J. B. Books (John Wayne), com a fama de ter matado 30 adversários, chega a Carson City, no dia da morte da Rainha Vitória, para consultar um amigo médico, Dr. Rostleter (James Stewart), para obter um segundo diagnóstico depois que outro médico lhe disse que ele tem um câncer terminal. Diagnóstico confirmado, ele diz que Books tem poucos dias de vida. Ele aluga um quarto na pensão da viúva Bond Rogers (Lauren Bacall). Seu filho, Gillom Rogers (Ron Howard), conta quem ele é, depois que sabe através do dono da estrebaria Moses (Scatman Crothers). Bond não gosta de gente do tipo dele, mas quando Books conta sobre sua delicada situação de saúde, ela se solidariza. Gillom quer que ele o ensine a usar uma arma. Não querendo passar mais tempo com a agonia de morrer, Books tenta encontrar a morte de uma maneira mais rápida e com dignidade. E enfrenta Cobb (Bill McKinney), Sweeney (Richard Boone), Pulford (Hugh O'Brian), e o bartender Murray (Charles G. Martin).

Ainda no elenco: Harry Morgan, John Carradine, Sheree North, Gregg Palmer, Rick Lenz, Alfred Dennis, Melody Thomas Scott, James Nolan e Kathleen O'Malley. 

Leonard Maltin, no seu guia de filmes, deu 3.5 estrelas em 4 ao filme. "História inteligente sobre um pistoleiro que fica sabendo que tem câncer e tenta morrer em paz, mas não pode escapar de sua reputação. Uma despedida apropriada (e tocante) de Wayne."

Nenhum comentário: