Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir



quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Filme noir sobre corrupção sistêmica


Visão do drama "Código do Crime" (
New York Confidential), de Russell Rouse, 1955. Também nominado de "Código do Diabo". Um filme noir sobre corrupção sistêmica. Tem roteiro bem elaborado e boas interpretações do elenco.

Este filme foi baseado em livro de não ficção chamado "New York Confidential: The Lowdown On Its Bright Life", publicado em 1948. Foi escrito como um guia de viagem. Continha informações sobre festas de maconha e festas gays, casas de prostituição e casas de jogos e crime organizado. O filme se concentrou nesta última categoria. O livro foi tão popular que foi seguido por "Chicago Confidential", "U.S. A. Confidential" e "Washington Confidential".

Na trama, Nick Magellan (Richard Conte) trabalha para o empresário corrupto Charlie Lupo (Broderick Crawford), que preside um influente sindicato do crime em Manhattan, Nova York, uma vasta cidade dominada pelos gangsteres, com vícios e violência, nos anos 50. Viúvo, Lupo tem uma nova amante, Iris Palmer (Marilyn Maxwell), uma mãe preocupada (Celia Lovsky) e uma filha teimosa, Kathy (Anne Bancroft, em uma de suas primeiras aparições no cinema), que se apaixona por Nick. Ele resiste às investidas dela por respeito a Lupo, mas a protege do pai, quando ela sai de casa. Lupo é sempre confiante que não será julgado, mas quando um senador aliado fala demais em uma entrevista na televisão, ele se vê no centro de uma grande investigação de fraude.

Ainda no elenco: J. Carrol Naish, Onslow Stevens, Mike Mazurki, Tom Powers, Barry Kelley, Nestor Paiva, Ian Keith, John Doucette, Frank Ferguson, Beverly Garland, Meg Myles, Dorothy Granger e Fortunio Bonanova.

Nenhum comentário: