Comemoração terá programação cultural, exposição fotográfica, apresentações musicais, talk-show e lançamento de livro
O 75º aniversário do Hospital Universitário Professor Edgar Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hupes-Ufba), será marcado por uma Semana Comemorativa, desta segunda-feira, 20, até a sexta-feira, 24, que contará com eventos culturais e científicos, como exposição fotográfica, apresentações musicais, talk show e lançamento do livro "Experiências Inovadoras na Enfermagem - Compartilhando Experiências". O evento tem como objetivo celebrar junto à comunidade científica, professores(as), funcionários(as), estudantes, residentes, usuários(as), gestores(as) e autoridades políticas.
A programação começa no dia 20 com a abertura da exposição fotográfica "75 Anos de História", que vai até o dia 24, na recepção do Hupes-Ufba. A mostra traz fotografias do hospital desde a sua fundação, promovendo um resgate histórico de fatos do hospital, como a primeira máquina de diálise do Nordeste e a primeira UTI do Brasil, entre outros feitos marcantes. Essas fotografias fazem parte do acervo da biblioteca do Hospital.
Nesta terça-feira, 21, no anfiteatro, a partir das 9 horas, haverá a cerimônia de abertura das ações, com a apresentação do Coral da Escola de Música da Ufba; a realização do talk show "Hupes-Ufba 75 Anos: Passado, Presente e Futuro" com participação de profissionais do Hupes-Ufba e interação da plateia; e a exibição do vídeo "Acontece no Hupes-Ufba", com a apresentação de alguns serviços ofertados, que são únicos na Bahia, além de algumas pesquisas inovadoras do Hospital Universitário.
Na sexta-feira, 24, às 9 horas, acontece o lançamento do livro "Experiências Inovadoras na Enfermagem - Compartilhando Experiências", no anfiteatro. A publicação conta com 102 autores, com predominância de profissionais da enfermagem do Hospital e de professores da Escola de Enfermagem da Ufba, além de profissionais das áreas de medicina, farmácia, fisioterapia, psicologia e serviço social.
História
O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), originalmente chamado de Hospital das Clínicas, comemora 75 anos de história dedicada ao ensino, à pesquisa e à assistência à saúde pública na Bahia. Inaugurado em 21 de novembro de 1948, o hospital foi criado pelo então reitor da Ufba, Edgard Santos, com o objetivo de atender às demandas acadêmicas dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade. É órgão estruturante da Universidade Federal da Bahia (Ufna) e filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Ao longo de sua trajetória, o Hupes-Ufba se destacou por ações pioneiras no estado, como a inauguração da primeira lavanderia e cozinha industrial num hospital, a realização da primeira hemodiálise do Norte e Nordeste do Brasil e a inauguração da primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Bahia, tornando-se também uma referência de vanguarda em pesquisas e tratamento de doenças tropicais, leishmaniose, doença de Chagas, hepatites virais, entre outras.
Com o crescimento do hospital, foram criados dois prédios anexos: o Centro Pediátrico Professor Hosannah de Oliveira (CPPHO) e o Ambulatório Magalhães Neto (AMN, abrangendo o total de 42 mil m² de área construída.O Hupes-Ufba é um dos maiores hospitais públicos do estado com atendimento voltado integralmente para o Sistema Único de Saúde (SUS) e referência na Bahia no tratamento de doenças de média e alta complexidades como cirurgia cardíaca, transplante de medula óssea, atendimento a doenças raras, neuroimunologia, urologia e hemodinâmica, entre outros.
Sobre a Ebserh - O Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hupes-Ufba), faz parte da Rede Ebserh desde 2012. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Enviado pela Unidade de Comunicação Regional 1 do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-Ufba) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário